A maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude foi criada em 2005 e reúne jovens das escolas públicas e privadas de todo o país, com competições nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, em 14 modalidades esportivas. A Bahia garantiu o terceiro lugar na disputa por equipes no feminino, na etapa de 12 a 14 anos, com as judocas Ana Karolina, Jaqueline Nascimento, Rachel Silva, Ana Júlia Santana, Márcia Miranda e Alessandra Silva.
A equipe feminina venceu a equipe do Mato Grosso e Distrito Federal com o placar de 3X0, foram vencidas por Pernambuco com o placar de 2X3 e tornaram a vencer com o placar de 3×2 contra a equipe de Santa Catarina. Nas provas individuais a Bahia já tinha garantido dois pódios com os judocas Jaqueline Nascimento e Gabriel da Conceição Ferreira, que conquistaram o bronze nas categorias meio leve e super ligeiro, respectivamente. As atletas Ana Karolina (-36) e Rachel Rocha (-48kg) conquistaram o quinto e o sétimo lugar, respectivamente.
O presidente da Federação Baiana de Judô – Febaju, Marcelo Ornelas, reconhece a competitividade do evento e parabeniza aos atletas pela conquista. “Foi de grande importância o desempenho obtido nos jogos escolares da juventude, pois se trata de um evento bastante competitivo com a característica de divulgar novos talentos esportivos. A Bahia mais uma vez traz medalhas, não apenas no individual, mas também no por equipes feminino. Tenho certeza de que nos próximos anos teremos esses atletas se destacando no cenário nacional”, diz Marcelo Ornelas.
Os Jogos Escolares da Juventude têm organização do Comitê Olímpico do Brasil – COB, em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, recebendo também apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, além de patrocínio da Coca-Cola.
Todos os atletas, assim como técnicos e professores viajam a João Pessoa com passagens aéreas cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
O vento contou com a presença da medalhista olímpica Sarah Menezes.