O calendário do judô baiano chegou ao fim, com uma grande comemoração organizada pela Federação Baiana de Judô – FEBAJU, no dia 05 de Dezembro, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Judô, na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, para premiar os melhores atletas e academias da temporada 2015.
A cerimônia de premiação dos Melhores do Ano contou com a presença de inúmeras autoridades esportivas e políticas, entre estes Marcelo França, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô; Marcelo Ornelas, presidente da FEBAJU; Álvaro Gomes, secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Maria Luísa Carvalho Soliani, diretora da Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Publica; Iramar Braga de Souza Costa, prefeita de Ituberá; e Francisco Assis, prefeito de Conceição do Coité, entre outras autoridades.
O encontro celebrou as conquistas do judô baiano na temporada e ainda foram apresentados projetos para 2016, ano em que o Estado da Bahia sediará todos os campeonatos brasileiros no Centro de Treinamento de Lauro de Freitas. A Febaju apresentou o seu novo site, a revista Judô Bahia e o vídeo institucional, que fazem parte dos projetos iniciados em 2015.
Marcelo Ornelas enfatizou a importância do apoio que o judô baiano recebe dos órgãos governamentais. “A Federação Baiana de Judô cresce cada dia mais, e isso está acontecendo por mérito da nossa equipe, pelo apoio de vocês, associados e, principalmente pelo apoio oferecido por algumas prefeituras e o Governo do Estado. Sem estas parcerias não teríamos conquistado a metade do que planejamos para 2015. Este é um momento de celebrar as conquistas deste esporte na Bahia e estimular a confraternização entre as pessoas”, comemorou o presidente da Febaju.
Na oportunidade, Marcelo Ornelas e Maria Luíza, firmaram a parceria entre a Federação Baiana de Judô e a Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Publica. “É um prazer enorme fazer parte deste evento, e desta parceria com o judô. Tenho a certeza de que iremos fazer um ótimo trabalho juntos”, comemorou a diretora da Faculdade Baiana de Medicina.
O evento também homenageou 14 professores kodanshas que subiram ao palco do auditório do CPJ, sob aplausos de atletas, representantes de academias, familiares e autoridades. Além dos mestres, Ornelas entregou o certificado de faixa preta para 42 judocas baianos.
A Febaju aproveitou a oportunidade para homenagear os prefeitos das cidades de Madre de Deus, Conceição do Coité e Ituberá, além do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes e o diretor Geral da Sudesb, Elias Dourado representado na solenidade pelo diretor de Fomento ao Esporte, Márcio Lima, pelo apoio que foi direcionado ao judô durante o ano de 2015.
Álvaro Gomes previu um novo ciclo de conquistas para o judô do Estado da Bahia. “Estamos com mais de 70 por cento da equipe de judô patrocinada pelo programa FazAtleta. Recentemente, colocamos em ação o Projeto Avança Judô com oferta inicial de 100 vagas para crianças e jovens. As 100 vagas restantes serão preenchidas no decorrer do próximo ano. No ritmo em que o esporte avança, muito em breve a Bahia terá um atleta servindo à seleção principal do Brasil e pronto para disputar as Olimpíadas 2020, em Tóquio”.
A premiação geral por academias consagrou o Esporte Clube Vitória em primeiro lugar; Academia Ogawa ficou em segundo lugar; Associação Judô Ação ficou em terceiro; a Associação Judô Nova União, em quarto lugar; e a Academia Paulo Fraga, em quinto lugar. Os atletas destaque do ano foram Mayara Oliveira e Paulo Fernando, ambos do E. C. Vitória.
O evento Melhores do Ano 2015 foi promovido pela Federação Baiana de Judô (FEBAJU), com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), do Sistema FIEB/SESI, do Colégio Salesiano Dom Bosco e da Hisshyô Kimonos.