A I Copa Bahia Open de Judô será promovida pela Federação Baiana de Judô – Febaju, no próximo mês de julho, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. A informação é do presidente Marcelo Ornelas que, nesta quarta-feira (17), esteve na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para solicitar apoio ao evento através do FazAtleta.
Com aval do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo França, também presente à audiência, a competição foi detalhada ao secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes. “Inicialmente será um evento competitivo entre judocas do Brasil e de países da América Latina, principalmente Cuba, que viria com as duas seleções olímpicas: masculina e feminina”, adianta o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.
Álvaro Gomes pontuou as dificuldades financeiras do Estado, mas prometeu trabalhar na realização da competição internacional. “Este será o maior evento esportivo destinado ao judô no Estado e um dos maiores do país”, adianta.
Durante a reunião, o empresário José Paulo de Freitas Guimarães Júnior, proprietário da “Freitas Guimarães Importadora e Distribuidora”, fez um apelo ao secretário para que ele interceda junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz) na transferência de seus impostos (retidos) para o fortalecimento do programa FazAtleta.
“Queremos contribuir com os nossos impostos para o esporte baiano, em especial com o judô, que tem sido um esporte olímpico vitorioso.”, diz. Outra preocupação do empresário é com a ONG “Doutores D’Alma”, que atua no bairro de São Cristóvão, em Salvador, e beneficia diretamente a mais de uma centena de crianças com aulas de música e reforço escolar. “Acreditamos que a cidadania se constrói com ações efetivas do empresariado”, justifica.
Também participaram do encontro, o coordenador de Esportes da Setre, Wilton Brandão eos diretores da Febaju, Paulo de Macedo (Jurídico) e Sérgio Henrique Rodrigues (Administrativo).