No ultimo sábado (20) a Federação Baiana de Judô – Febaju promoveu o seminário de arbitragem e credenciamento técnico, no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco. O Evento tem a finalidade de preparar aqueles que irão treinar e acompanhar os atletas em competições de nível estadual e nacional. É através deste evento que os presidentes e técnicos federados tomam conhecimento das mudanças nas regras, tiram suas duvidas e reciclam as informações.
“Têm acontecido muitos problemas com relação a regras, com relação a arbitragem, ética e postura. A Febaju, preocupada com esses problemas, viu nesse evento uma forma de credenciar nossos árbitros e técnicos para os eventos de 2016, e principalmente de qualificá-los”, informa o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas.
Destinado a técnicos e presidentes de associações e clubes do estado, o evento começou às 08h30 e foi até 17h, com uma explanação sobre treinamentos, equipes e técnicos, além de um seminário sobre a ética no esporte, ministrado pelo professor Aloísio Short.
“Estamos perdendo essa relação entre técnicos, árbitros e direção de evento. As pessoas não estão aceitando o que os árbitros falam. Não é que nós não erramos. Alguns aqui, inclusive, já foram árbitros e já erraram também. Todos aqui somos passiveis de erro. Mas isso não permite, não dá o direito de faltarmos com o respeito. Você pode até realmente contestar, tranquilo! Mas está acontecendo muita falta de respeito com aqueles homens que foram graduados, são pais de família, avôs… Aquilo ali é uma competição e vai acabar, mas a relação de amizade não pode acabar ou interferir neste momento”, declarou Short, referindo-se a relação entre árbitros, técnicos e presidentes de associações.
Como o evento tem a finalidade principal de apresentar as novas regras das competições, estabelecidas pela Federação Internacional de Judô – Fij, quem não compareceu ao seminário de arbitragem não poderá atuar em campeonatos estaduais, ou nacionais. “Um fator que tem preocupado muito a Febaju é a questão da evasão nos cursos, como hoje, no credenciamento técnico. Infelizmente quem não compareceu hoje não poderá atuar como técnico nas competições. Estamos tentando programar uma nova data, para que estes técnicos possam participar e não fiquem prejudicados. Mas é importante que essas pessoas se conscientizem que precisam se qualificar”, informa Ornelas.
Para o presidente da Associação Coiteense De Judô, Vlademir Borges, a gestão de Ornelas vem conquistando muito mais participações nos eventos e seminários do que as anteriores. “O judô se trabalha em família, se trabalha em comunidade. Não podemos de forma alguma fazer judô esquecendo o trabalho junto à comunidade, junto a sociedade. Através dessa nova gestão, estamos ganhando espaço, inclusive essa evasão que tanto estão falando era muito maior em outras gestões. Mas, através desse trabalho que está sendo realizado atualmente, tenho certeza que cada um irá retornar para as suas comunidades e para seus clubes afirmando o quanto quem não compareceu perdeu. Nos eventos, como hoje, são passados conhecimentos que vão ser trabalhados no dia a dia, dentro da pratica do judô, da competição, da ética, então, é importante que nenhum judoísta se ausente porque é através disso que o judô da Bahia vai se alavancar cada vez mais. Por isso, está de parabéns a gestão e toda sua equipe” parabeniza Vlademir.
Confira no link a baixo as fotos do evento!