Uma ideia que surgiu despretensiosa, a partir do primeiro encontro de Black Belts de 2016, com o intuito de promover treinamentos voltados exclusivamente para veteranos, mas, logo foi ganhando força. A Associação Judô Masters Bahia nasceu com o objetivo de trazer a ativa os Veteranos do judô baiano, para que juntos, além de trocar ideias sobre treinamentos, os atletas mais experientes do estado, possam se reunir para formar uma Seleção Baiana de Judô Veteranos. Estes judocas já tem um objetivo, competir no Campeonato Brasileiro de Veteranos, que acontece em São Paulo, e no Mundial na Florida.
A Associação Judô Masters Bahia foi idealizada por Nádia Soares, Jorge Aquino, Gilmar Pereira, Nilton Ferreira e Guilherme Lago. Assim como os treinamentos Black Belts, a Judô Masters promove encontros em academias, que abrem as suas portas para essa grande confraternização. Porém, neste caso, apenas os Veteranos podem participar.
“A ideia é agregar cada vez mais pessoas, integrar cada vez mais esses veteranos, trazer pessoas de volta ao judô baiano. Porque nós sabemos que em qualquer lugar do mundo se vive de exemplos. Então, se pudermos levar para os jovens atletas bons exemplos, com o bom judô, a disciplina, o judô tradicional, que esses veteranos tem na bagagem, acredito que nosso judô vai crescer bastante. Quando um jovem assistir um veteranos de 50 anos, com toda motivação competindo, vai estimular, vai ajudar no crescimento”, afirma Nádia Soares.
O próximo encontro dos veteranos já tem data e local marcados, sábado (02), às 08h, na Academia Judô Paulo Fraga, em Vilas do Atlântico.
Os idealizadores criaram uma camisa, que está sendo vendida por R$15,00, com o intuito de padronizar os veteranos, e principalmente reverter a renda para o pagamento da documentação de abertura da Associação Judô Masters Bahia.