O esporte deve ser introduzido na vida das crianças de forma gradual. Assim, suas necessidades lúdicas e de desenvolvimento serão supridas. Por acreditar nesse argumento, a Federação Baiana de Judô (Febaju), em parceria com o Shopping Paralela, está promovendo oficinas gratuitas de Judô todo sábado e domingo de 8 à 23 de abril, das 14h às 20h, no interior do centro de compras.
Para participar da oficina, a criança precisa ter entre 3 e 12 anos. Não haverá necessidade de comprar o material esportivo, pois o empréstimo de kimonos será disponibilizado à garotada. A orientação técnica fica por conta de dois professores que ensinarão às crianças os métodos que envolvem o esporte. Leve sua filha ou filho e promova a experiência de ser atleta de um esporte olímpico.
Luta e regras-As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.
Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.