No último final de semana, nos dias 09 e 10 de novembro realizamos a Mega Etapa do Circuito Baiano de Judô na cidade de Madre de Deus. O evento encerrou o Circuito Baiano de 2018, sucesso de público e de atletas presentes nas oito etapas que percorreram cinco cidades: Lauro de Freitas, Jequié, Ribeira do Pombal, Canavieiras e Madre de Deus.
Todas as etapas foram realizadas com apoio das prefeituras locais e do Governo do Estado da Bahia, que entenderam a importância de um esporte como o judô na formação de atletas e cidadãos com valores éticos, e viabilizaram a estrutura e o sucesso do Circuito.
Madre de Deus confirmou seu status de referência do esporte na Bahia e realizou uma grande competição. Fizeram-se presentes autoridades da cidade, como o Prefeito Jeferson Andrade e o secretário de Esportes Jibson Coutinho, homenageados pela Febaju, as vereadoras Claudia e Joyce, e do Vereador Toinho do Judô, apoiadores do esporte no município, além do vice-presidente da Febaju, Vlademir Matos.
Tivemos uma excelente participação dos atletas de Madre, com mais de 100 inscritos, entre crianças, adolescentes, adultos e veteranos, somando um total de 406 atletas inscritos na Mega Etapa.
O calendário da Febaju ainda contará com o Campeonato Baiano de Judô, nos dias 07 e 08 de dezembro, mas já foi possível conhecer os melhores do ano em algumas categorias, como Cauã Santos (Academia Nintai, Sub-13/ -47 kg), Giovanna Ventura (Associação Camelot, sub-18/-70 kg) e a atleta “da casa” Ana Silva, da SESPOR/Madre de Deus, sub-18/-40 kg, classificada para o Meeting com a Seleção Brasileira de Judô em 2019.
“Temos que buscar nossos objetivos de degrau em degrau. Com muito esforço consegui ficar em 1º lugar na minha categoria no Circuito Baiano e 4ª colocada na Seletiva Nacional Sub-18 recentemente, classificada para o Meeting da categoria ano que vem. Após, terá o Circuito Europeu e aproveito aqui para pedir ajuda com patrocínio. Estamos fazendo vaquinha para arrecadar mais ou menos oito mil reais e representar o estado lá fora com nosso esporte”.
Agradecemos ao apoio da Prefeitura de Madre de Deus, e a sua equipe, a Coordenadora de Artes Marciais Elisangêla Francisca, os professores Luis Leal, Sérgio Miranda Judô, Weslley Álvaro e Pelé, que realizam um trabalho de excelência, formando atletas e cidadãos.