Os judocas baianos que participaram neste fim de semana da maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, conquistaram o melhor resultado do nosso Estado.
Com uma medalha de ouro, quatro de bronze e os títulos de Campeão por Equipes Masculino e de Vice-campeão no Feminino, os nossos atletas fizeram história. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades.
Os atletas que representaram o judô baiano foram, Ronaldo Fiuza (Ouro), Arnou Neto (Bronze), Ana Karolina Santana (Bronze), Ana Paula Tartari (Bronze) e Priscila Guerreiro (Bronze) com apoio dos técnicos, Arnou Lobo, Luis Leal, Maicon França, Rauldenis Junior e Thiago Fraga.
O presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, comemorou o resultado e pontuou, “estou orgulhoso pelo excelente desempenho dos nossos atletas, o judô baiano vem conquistando grandes resultados dentro e fora dos tatames, nossas vitorias certificam que estamos no caminho certo”.
Thiago Fraga avaliou o resultado e explicou o que levou a equipe baiana a um desempenho tão grandioso “Esses jogos vão ficar pra história do judô baiano. Apesar de alguns desfalques importantes nas equipes conquistamos o melhor resultado de todos os tempos”.
O técnico revelou, também que o nível da competição estava altíssimo, equivalendo até mesmo ao Campeonato Brasileiro, porém a preparação dos atletas estavam a altura.
Maicon França, que também auxiliou tecnicamente a equipe baiana, parabenizou o trabalho dos clubes e da Febaju na preparação dos atletas, e comentou que fizemos história já que “em mais de 30 anos de competição, essa é a primeira medalha de ouro do estado disputando no sub-18”.
A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.