Os atletas baianos já estão de malas prontas para o Campeonato Brasileiro Região III, que acontece neste final de semana em Belo Horizonte. O ginásio do Minas Tênis Clube receberá judocas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia disputando o lugar mais alto do pódio entre os dias 15 e 17 de abril. A delegação baiana é composta por 112 atletas das classes Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior entre masculino e feminino.
Uma das grandes apostas de medalha de ouro nessa competição é da classe sênior, categoria meio pesado (-78kg) e está de volta a Bahia depois de cinco anos, Melina Scardua. O evento tem um sabor diferente para a atleta, que vestiu a camisa do Minas Tênis Clube de 2011 a 2013. “Faz muito tempo que não luto o Regional pela Bahia ali dentro do Minas. É sempre muito bom representar a terra da gente, adoro lutar o regional. Creio que será uma competição nostálgica, já que a ultima vez nessas condições foi em 2009”, declara a judoca.
A atleta já estudou suas adversárias e considera uma competição difícil, já que duas delas além de mineiras compartilham com Melina a experiência de ter participado da Seleção Brasileira Junior. “Pelo que saiu nos documentos de inscrição, minhas adversárias serão duas. Ambas mineiras e ambas como eu, atletas que já representaram a seleção brasileira Junior. Conheço as duas muito bem, já treinei e competi com elas por muito tempo. Tenho certeza que será um desafio, pois ambas são atletas da casa e contam com o apoio da torcida. Sempre busco alguma estratégia que seja aplicável e boa, mas, certamente elas estão fazendo o mesmo (risos). Sem duvidas são atletas fortes e experientes. Espero conseguir realizar a luta da forma que me favoreça e sair com a vitória”, afirma Melina.
Outra grande aposta de medalha é o Jovem da cidade de Canavieira, Arnou Lobo Neto, que compete na classe Sub-18. Por se tratar de um atleta que sempre está no pódio a expectativa em cima de Arnou é alta, mas, ele não deixa que isso o atrapalhe. “Você ser um destaque, ou ser reconhecido requer que você continue naquele patamar. Mas os meus pais me incentivam e trabalham o meu psicológico. Então eu trabalho bem com essa pressão porque eu sei que se eu falhar vai ter muitas criticas, mas, vai ter gente me apoiando também. Eu sei que algum dia pode não ser o meu dia, sei que Deus está comigo e fará sempre o melhor. O Campeonato Regional vai ser difícil porque tem atletas muito bons que estão no ultimo ano deles no sub-18, principalmente do Rio de Janeiro e de Minas. Mas, nós já estudamos os adversários, vendo lutas deles e trabalhando em cima disso”, afirma o judoca.
Os atletas embarcam para Minas Gerais nesta quinta-feira (14), às 08h da manhã em um ônibus fornecido pela SUDESB – Superintendência de Desportos do Estado da Bahia.