O Centro Pan-americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, recebe neste final de semana o Campeonato Brasileiro de Judô – Região III. Organizado pela Federação Baiana de Judô (Febaju) e chancelado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Brasileiro Regional reúne 400 judocas da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Cada estado estará representado por 100 atletas.
No sábado (18), ocorrerão às disputas das classes sub-13, sub-18 e sub-21 masculinas e femininas. O domingo está reservado às lutas das classes sub-15 e sênior. O evento começa às 9h e a entrada é gratuita. “Será o primeiro evento nacional que a Febaju organiza no Centro Pan-americano. Estamos representados por 100 atletas e, por estarmos em casa, esperamos bons resultados”, comenta Marcelo Moreira, presidente da Febaju.
O Regional é um evento classificatório para o Brasileiro fase nacional. Cada estado já possui três vagas de oito possíveis em cada classe (ex: sub-15, sub-18). Sendo finalista, como primeiro e/ou segundo, o estado ganha uma vaga extra.
E a Bahia entra forte na disputa da competição. No masculino, destacam-se Marcel Moreira, peso-médio e 3º colocado no ranking nacional de base este ano, Luiz Henrique no sub-21 e Victor Guimarães que compete no sênior como super-ligeiro e conquistou o bronze no Brasileiro sub-23 e sênior em 2014.
As judocas baianas também vêm com promessa de medalhas. No sênior, a atleta do Vitória Mayara Oliveira é uma das favoritas no peso meio-leve (-52kg). No sub-15, duas atletas vão brigar pelo topo do pódio. No peso ligeiro (-48kg), Jaqueline Nascimento, que defende o Judô Nana União, chega credenciada pela medalha de bronze no Pan-americano sub-13 em 2014. Já no peso-leve (-57kg), Gabrielle Santos, da Associação José Moreira, é a atual campeã Sul-americana da categoria.