Os 12 judocas convocados para o Grand Prix de Samsun, neste final de semana, iniciaram os treinamentos nesta quarta-feira (30), já na Turquia. A seleção feminina será formada por Sarah Menezes (48kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Rochele Nunes (+78kg), com a técnica Rosicleia Campos no comando. A masculina terá representantes em todas as categorias de peso: Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg), liderados pelo sensei Fulvio Miyata.
O sorteio realizado na manhã desta quinta-feira (31) definiu as chaves de disputa e os primeiros brasileiros em ação serão: Sarah Menezes (48kg), Eric Takabatake (60kg) e Charles Chibana (66kg) nesta sexta-feira.
A campeã olímpica de Londres 2012 vai para sua terceira disputa no ano depois de conquistar o ouro no Grand Prix de Havana e o bronze no Grand Slam de Paris. Em Samsun, Sarah saiu como cabeça de chave número um e estreará contra a portuguesa Joana Diogo, número 71 do mundo.
No ligeiro masculino, o Brasil terá também um representante entre os cabeças de chave. Eric Takabatake, que ficou em sétimo lugar no Grand Prix de Tbilisi no último final de semana, enfrentará Yanislav Gerchev, da Bulgária.
No sábado, será a vez de Mariana Silva, Maria Portela, Victor Penalber e Alex Pombo. Rochele Nunes, Tiago Camilo, Rafael Buzacarini, David Moura e Rafael Silva encerram a participação do Brasil na competição no domingo.
As preliminares começam às 4h (horário de Brasília) da manhã e as finais serão às 11h*, com transmissão dos canais Esporte Interativo, ESPN, Sportv e BandSports.
*Informação CBJ