O Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, poderá receber, em outubro, a 1ª Copa Bahia Open de Judô promovida pela Federação Baiana de Judô – Febaju. Proposta do presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, com aval do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Marcelo França, foi apresentada em audiência ao secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes.
A competição, entre os dias 19 e 23 de outubro, teria ainda a participação da seleção principal de judô de Cuba, que viria à Bahia realizar treinamento de campo, visando as Olimpíadas Rio 2016. “Nosso objetivo é promover o fortalecimento do judô no Estado, elevando o nível técnico da Seleção Baiana e, por extensão, ampliar a base dos nossos selecionados para futuras disputas oficiais no judô brasileiro”, justifica Marcelo Ornelas.
Titular da Setre recebeu o documento com detalhes do projeto esportivo e prometeu avaliar sua execução. “Vejo com bons olhos a proposta, sobretudo por envolver a expertise dos cubanos na modalidade.Vamos analisar as condições da competição e do treinamento de campo da seleção cubana de judô para ver, de que maneira, o Governo do Estado poderá apoiar a competição. A decisão somente deverá ocorrer no segundo semestre do ano”, justifica Álvaro Gomes.
Ascom Setre
26.05.2015
Lício Ferreira MTE-Ba 793