Após quatro vitórias, o judoca baiano e membro da Seleção Brasileira de Judô, Diego Santos, conquistou o primeiro lugar da categoria meio-leve (-66kg) no Open Pan-Americano de Judô do Chile. A Competição aconteceu no último fim de semana (10 e 11/3), na capital Santiago. O atleta, que também foi campeão do torneio em 2015, alcançou 100 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ) e segue em busca da classificação para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Além dele, outros seis brasileiros trouxeram medalhas para casa.
A primeira vitória de Diego na competição foi sobre o peruano Victor Romero, por ippon. Em seguida, o judoca venceu o chileno Juan Perez, por pontos. Novamente por ippon, Diego se classificou para a grande final, quando ganhou do peruano Juan Postigos por waza-ari e conquistou a medalha de ouro. O atleta comemorou o título, mas já voltou à rotina de treinos. “Ainda neste mês de março, sigo para mais duas etapas do Circuito Open Pan-Americano, uma no Peru e outra na Argentina. Minha intenção é chegar às Olimpíadas de Tóquio. Então, não posso parar”, comentou.
Diego é natural de Jequié (BA) e treina pela Associação Judô em Ação, filiada da Federação Baiana de Judô (Febaju). “Ele é um das maiores nomes do judô brasileiro, atualmente. Para a Bahia, é uma honra tê-lo no quadro de competidores. Diego é determinado, disciplinado e confiante. Sem dúvida, um grande campeão. Se for depender de torcida, ele já está em Tóquio. A trajetória dele inspira muitos outros judocas, especialmente os que estão começando” ressaltou o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.