Muito disputado, o Campeonato de Judô 2017, promovido pela Federação Baiana de Judô (Febaju), reuniu mais de 500 atletas baianos dentro do Shopping Paralela, em três dias de competição. Os combates iniciaram na sexta-feira (28) dentro da arena montada na praça principal do centro de compras, com a categoria Sub-21 duelando na segunda etapa do Campeonato Baiano.
No Ranking geral por equipes do Campeonato Baiano Sub 21, o pódio ficou com o Esporte Clube Vitória, o segundo lugar com o Judô Ação e o terceiro Judô Paulo Fraga.
O público presente que vibrava a cada golpe mostrou-se encantado com a oportunidade de acompanhar de perto os melhores judocas da Bahia: “Eu nem sabia que a Bahia realizava competições desse nível. Estou muito surpreso e feliz”, disse Beto Carvalho, ao filmar cada golpe para mostrar aos seus amigos.
A competição deu continuidade no sábado (29) com os judocas das classes, Sub-11, Sub13, Sub 15, Sub 18, iniciantes, sênior e veteranos, que com mais de 100 judoístas disputando o melhor desempenho dentro do Shiai-jô, forneceram um belíssimo espetáculo ao público presente.
As crianças, muito aplaudidas, demostraram dentro e fora da arena a verdadeira essência do judô. Consideradas, o futuro da modalidade, na Bahia, elas competiram no Festival da Criança, conquistaram muitas medalhas e alegraram a torcida de pais, professores e visitantes do evento.
O professor da Academia Conde Koma, Jarder que teve oito pequenos atletas inscritos no festival, agradeceu à Febaju por inovar em seus eventos e ressaltou: “ Para as crianças e para as suas famílias, é uma visibilidade muito boa, o que ajuda no crescimento do esporte e dos ensinamentos do judô”.
À noite, o Desafio Estadual por Equipes encerrou a programação, de mais um ano de competições de alto rendimento fora de ambientes comuns ao esporte. Equipes de duas academias se enfrentaram e exibiram técnicas avançadas do esporte olímpico.
Carlan Santos, comandante do grupo campeão, Jita kyoei, considerou que o desafio selou com chave de ouro os três dias de evento promovido pela Febaju: “Hoje não tivemos um vencedor, quem venceu foi o judô baiano. É muito bacana assistir crianças apontando e pedindo a seus pais para praticar o judô. Esse deve ser o caminho do esporte”, afirma.
O professor da equipe vice-campeã, Programa de Esportes de Madre de Deus, Luis Leal, considerou a participação de seus atletas satisfatória não só no Desafio, mas durante as outras disputas ao longo do Campeonato. Em relação ao evento fora dos centros de judô ele Comentou:
“Aqui o atleta fica mais exposto, pois toda essa visibilidade mexe com a cabeça. Eles entram com emocional mais forte, isso nos exige um bom treinamento. Essa iniciativa ajuda a divulgar o trabalho de todas as equipes baianas, que em suas diferentes maneiras pensam o bem estar do judô”.
Avaliada pelo presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, como excelente, a competição deve render níveis competitivos cada vez mais altos: “O evento no Shopping se tornou um case de sucesso da federação, proporcionando comodidade, segurança, estrutura e conforto aos nossos associados. Um evento que nos deixa orgulhoso de realizá-lo, e principalmente, que fortalece a visibilidade da nossa modalidade”.
Marcelo também adianta que outras novidades estão por vir na sua gestão. “Temos uma equipe muito competente e precisamos aproveita-la da melhor maneira. Podem aguardar que a Febaju trará ainda esse ano, outras inovações para o judô baiano.”
Confira abaixo os resultados:
Campeonato Baiano Sub 21= Esporte Clube Vitória, Judô Ação, Judô Paulo Fraga;
Circuito Baiano Geral= Judô Paulo Fraga, Judô Ação Associação, José Moreira;
Circuito por classes
Sub 11= Judô Paulo Fraga, Nihon CT Oto
Sub 13= Associação José Moreira, Judô Paulo Fraga, Judo Ação
Sub 15= Associação José Moreira, Assamaca, SESPOR – Madre de Deus
Sub 18= Judô Paulo Fraga, SESPOR – Madre de Deus, Judô Ação
Sênior= Judô Ação, Judô Paulo Fraga, Associação Judô Nova União
Veteranos= Judô Paulo Fraga, Clube Itapagipano de Judô, Associação Nabuco de Judô
Iniciantes= SESPOR – Madre de Deus, Gilton Andrade, Samurai Kan, Judo Juazeiro
Veja a galeria de fotos do evento