A primeira etapa do Circuito Baiano de Judô e seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional III, que aconteceu neste sábado (11), no Centro Pan Americano de Judô, em Lauro de Freitas, foi marcado por emoção e confirmação de que os participantes possuem nível técnico de excelência e os eventos organizados pela Federação, seguem sendo referência no estado.
Com participação recorde, cerca de 70 agremiações e 742 esportistas estiveram presentes, reforçando a grandeza do desporto baiano. Os atletas campeões nas categorias Sub-13, Sub-15; campeões e vice-campeões do sub-18, sub-21 e todos os participantes sênior, estão aptos a disputar o Campeonato Brasileiro Regional III que acontece de 7 a 9 de abril, em Vitória no Espírito Santo.
Vencedores I ª Etapa:
A academia Paulo Fraga, da cidade de Lauro de Freitas, garantiu o primeiro lugar no pódio da competição, reforçando a dedicação de seus atletas e o compromisso da equipe coordenadora, com o judô baiano. O Esporte Clube Vitória foi vice-campeão na somatória geral, e a Associação José Moreira de Judô, terceiro colocado. A disputa entre clubes alavancou a certeza da Febaju de que as equipes estão extremamente preparadas para participar de competições nacionais e internacionais.
Veja a colocação:
Campeão Geral: Paulo Fraga
Vice-campeão: E.C. Vitória
3° Colocado: Associação José Moreira de Judô
CATEGORIAS:
Sub 11
1ª-Gilton Andrade
2ª-GF judo
3ª-Oto segundo
Sub 13
1ª-José Moreira
2ª-Nova união
3ª-Paulo fraga
Sub 15
1ª-José Moreira
2ª-Judo ação
3ª-Madre de Deus
Sub 18
1ª-Paulo fraga
2ª-Vitória
3ª-Ogawa
Sub 21
1ª-Vitória
2ª-Paulo fraga
3ª-Madre de Deus
Sênior
1ª-Judo ação
2ª-Vitória
3ª-Ogawa
Veteranos
1ª-Paulo fraga
2ªItapagipano
3ªYama Arashi
Iniciantes
1ª-Madre de Deus
2ª-Paulo fraga
3ª-Judo ação
Além dos associados, a competição recebeu três paratlelas alagoanos, que avigoraram a importância da arte marcial na vida das pessoas com deficiência, servindo de motivação para o público presente, que vibrava com anseio a cada golpe demonstrado pelo trio.
Convidados pelo Sensei Marcelo Carvalho, da academia Nintai, Daniel Rodrigues, deficiente físico, Rafael Oliveira, deficiente visual e Ednei Barbosa, deficiente físico, agradeceram a oportunidade de divulgar o trabalho que desempenham, convidaram as pessoas a conhecer mais de perto o papel de inclusão social do esporte e enfatizaram um lema criado por eles: Deficiente Sim, Coitadinho Não, ao explicar que lutam pela criação de uma categoria dentro do judô que aceite as múltiplas formas da categoria, como, por exemplo, poder entrar no tatame usando prótese mecânica.
Visitas importantes- Autoridades também marcaram presença no evento. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho e o Vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França, participaram ao lado de Marcelo Ornelas presidente da Febaju, da solenidade de abertura. A prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda aproveitou para conhecer a estrutura da competição, firmando mais uma parceria de sucesso da cidade, com a federação.
O Circuito Baiano foi realizado pela Federação Baiana de Judô, com apoio da Secretaria de Trabalho Esporte e Renda (SETRE), através da Secretaria de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Faculdade Baiana e do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ).