Nesta sexta-feira (10) a equipe feminina olímpica de judô embarcou para a França, onde permanecerá uma semana se preparando para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As atletas participam de treinamentos de campo na cidade de Perpignan, com inicio neste sábado.
Com exceção de Mayra Aguiar, que treinará em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, ao lado da seleção masculina, o feminino contará com Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) no treinamento francês aberto apenas para convidados. Além do Brasil, estarão no dojô francês as equipes da França, do Japão, da Mongólia e da Alemanha. A delegação embarca no dia 10 de junho e retorna no dia 18.
O gestor de Alto Rendimento, Ney Wilson, que será o chefe da delegação, explica os motivos desse treinamento fora do país. “Diferentemente de outras modalidades, precisamos treinar com atletas de outros estilos, de diferentes escolas para ter qualidade no treino. E é o que esse treino vai nos oferecer. O fato de termos sido convidados é mais uma prova da força do judô brasileiro no cenário internacional”, disse.
Além de Ney Wilson, a comissão técnica na França será composta pelos técnicos Rosicleia Campos e Mário Tsutsui, pela nutricionista Gisele Lemos e pela fisioterapeuta Priscila Marques. Em julho a equipe feminina terá um segundo treinamento na Europa, na cidade de Castelldefels, na Espanha, de primeiro a oito de julho.
*Matéria Original de CBJ