Geral

A Federação baiana de Judô (FEBAJU) é uma associação esportiva de fins não econômicos formada pelas suas Filiadas e tem por fim coordenar e organizar todos os aspectos relativos à prática e à gestão da modalidade Judô no território baiano.

A Federação baiana de Judô é filiada à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), à Confederação Sul-Americana de Judô (CSJ), à Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ), à Federação Internacional de Judô (FIJ) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), sendo reconhecida por esse como única representante da modalidade judô no Baiano perante o Movimento Olímpico.
Representar e fomentar o Judô baiano com excelência, através de ações estratégicas inovadoras e socialmente responsáveis. Buscar constantemente a inovação no gerenciamento e desenvolvimento do Judô estadual, com a capacitação profissional e a preparação das equipes para o alto rendimento.
Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).

Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada. Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.
O judô é um esporte universal que pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, jovens e idosos de qualquer altura e peso.
A melhor forma de encontrar uma academia de judô perto de onde você mora é acessando o nosso site.


Eventos Estaduais

Atletas Filiados, com situação regular no Zempo, em dias com as obrigações junto à FEBAJU.
As inscrições para participar das competições organizadas pela FEBAJU devem ser feitas por meio da plataforma Zempo (www.zempo.com.br) de acordo com os critérios e prazos estabelecidos no regulamento de cada competição.


Zempo

Zempo.com.br é o sistema digital oficial de informação desenvolvido e reconhecido pela Confederação Brasileira de Judô. É uma ferramenta de gestão administrativa e de gestão de competições de judô a nível estadual, regional e nacional.
O acesso às informações contidas no Zempo é aberto aos atletas federados, técnicos federados, árbitros federados, clubes federados, Federações Estaduais de Judô e membros da gestão administrativa da CBJ.
Os cadastros de Atletas, Técnicos e Árbitros no Zempo devem ser feitos por seus respectivos clubes e, em seguida, homologados pela Federação Estadual e pela CBJ.
Existem duas maneiras de recuperar a sua senha do Zempo:
a) solicitar ao seu clube/associação que gere uma nova senha;
b) diretamente no Zempo, acessar o campo “esqueci minha senha”.