Durante os dias 29 e 30 de Janeiro de 2016 a Federação Internacional de Judô (FIJ) realizou na cidade de Tóquio o 4º Seminário Técnico e de Arbitragem, com apoio da Federação Japonesa e o Instituto Kodokannos. O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas entre treinadores, árbitros e convidados locais que participaram como ouvintes. O seminário teve como objetivo esclarecer, tirar dúvidas e demonstrar na prática as regras de competição e de arbitragem que serão observadas até a realização dos Jogos Rio 2016.
No dia 20 de fevereiro a Federação Baiana de Judô – Febaju promoveu o seminário de arbitragem e credenciamento técnico, no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco, com o intuito de apresentar essas novas regras aos associados. Na ocasião, foram discutidas e debatidas as novas normas que serão aplicadas já nos próximos eventos da Febaju.
Quem não pôde comparecer ao evento ficará impedido de atuar como técnico durante as competições. Entretanto, a Febaju disponibiliza a baixo o Manual de arbitragem atualizado e as novas regras.