Neste fim de semana (5 e 6/5), o judô tomou conta de Ilhéus, no Sul da Bahia. A cidade recebeu o Seminário Regional de Arbitragem em Judô no sábado (5/5) e a Copa IFBA no domingo (6/5). Os eventos são resultado da parceria inédita entre a Federação Baiana de Judô (Febaju) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). As atividades aconteceram no Campus do IFBA e reuniram cerca de 500 participantes.
O Seminário de Arbitragem contou com a condução do professor e árbitro internacional FIJ A, Angel Peleteiro. O evento recebeu 52 inscritos. “Não é novidade que a arbitragem é uma das prioridades da Febaju. Nesse intuito, estamos sempre investindo em capacitação e atualização para os árbitros baianos. Essa é uma maneira de assegurar a isenção e segurança de nossos atletas. Aqui em Ilhéus, pudemos contar com a experiência e competência do sensei Angel e com a exitosa parceria com o IFBA”, comentou o presidente da Federação Baiana, Marcelo Ornelas.
No domingo, a programação teve seguimento com a Copa IFBA de Judô, que reuniu mais de 400 competidores, com destaque para a delegação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “A Copa IFBA teve uma super adesão dos atletas, que vieram inclusive de outros Estados, e foi uma grata surpresa. O torneio só reforçou o sucesso do trabalho conjunto, coordenado pelos professores Edimerson Simplício (vice-presidente da Febaju) e Cácio Costa (IFBA)”, completou Marcelo.