Na quinta-feira (22/2), o presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas, participou de audiência com o Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio. Durante a reunião, que aconteceu em Brasília, Marcelo e Rogério discutiram vias de captação de recurso para os atletas de alto rendimento do judô baiano. Além disso, foi possível acompanhar o andamento de um projeto de apoio ao Circuito Baiano de Judô, protocolado no Ministério pela Febaju, em novembro passado.
No encontro, Rogério Sampaio, que também é campeão olímpico de Judô (Barcelona/1992), falou ao presidente da Febaju sobre os recursos disponíveis para a modalidade no Ministério. “Por ter sido atleta de alto rendimento do judô, o secretário conhece bem a realidade do nosso esporte. Por isso mesmo, tenho certeza que estamos sendo bem representados na Pasta. Esse, sem dúvida, foi um momento muito proveitoso, em que pudemos trocar informações, aproximar as Entidades [Febaju e Ministério] e, claro, buscar melhorias para o judô”, ressaltou Marcelo Ornelas.
O presidente da Febaju aproveitou a ida ao Ministério para, também, acompanhar o andamento do projeto de apoio ao Circuito Baiano de Judô, idealizado a partir da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006). “Nosso projeto deve ser analisado já na primeira quinzena de março e tudo indica que será aprovado, pois o secretário nos deu um prognóstico positivo. Caso se confirme, será de grande valia. O Circuito já é uma referência nacional, mas sabemos que tem tudo pra crescer e se consolidar ainda mais”, afirmou.
O encontro contou, também, com o apoio do vereador ireceense Toinho do Judô (PRB/BA), que tem como propósito de atuação o incentivo ao judô. “Toinho é um grande parceiro da nossa modalidade. Está atento às demandas do judô baiano e, sempre que pode, colabora com as nossas ações. Esse suporte faz a diferença” comentou o presidente da Febaju.