Neste domingo, 30/09, realizamos o Festival Judô Social, evento gratuito, que reuniu 534 atletas de 19 projetos sociais de Salvador e Região Metropolitana.
A homenageada foi a madrinha do judô baiano, Olívia Santana, que vem apoiando o nosso esporte, estabelecendo uma forte relação com o judô, sobretudo com os projetos sociais desenvolvidos pela Febaju.
A ex-titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) deu nome à premiação com o Troféu Olívia Santana, e aproveitou a oportunidade para destacar a importância do judô como formador de cidadãos.
“Estou emocionada com a homenagem prestada pela Federação e pelos praticantes do judô. Entendo que eventos como esse são de grande importância, pois o judô tem o poder de organizar a infância e a juventude dentro de princípios fundamentais, como a disciplina e o respeito às pessoas”
Foi justamente o caráter disciplinar do judô que fez a cozinheira Ana Cláudia Bispo colocar o pequeno Enzo, de apenas 8 anos, para dar os primeiros passos no esporte.
“Antes ele era muito ‘espoleta’, agora, com os ensinamentos passados pelo sensei na academia que frequenta, ele está muito mais disciplinado e respeitoso”.
O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, agradeceu aos professores, árbitros e equipe de trabalho pelo sucesso do evento e à Olívia Santana pela parceria.
“A relação do judô baiano com a Olívia é de longa data e cada vez mais foi se intensificando com projetos sociais desenvolvidos em parceria com a Febaju. Para nós é um prazer sermos representados por uma figura forte e guerreira como Olívia e esperamos mais parcerias no futuro”.