Lucas e Tiago Foto: Arquivo pessoal |
O Mundial de Judô Sub – 21 acontece de 23 a 27 de outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Os baianos Lucas Guimarães e Tiago Pinho integram a delegação brasileira que conta ainda com mais 18 atletas disputando o lugar mais alto do pódio desta que é a competição mais importante do ano para a categoria. As eliminatórias serão disputadas a partir das 04 da manhã no horário brasileiro de verão e as finais a partir das 11 horas. As lutas serão transmitidas pelo site ippon.tv. e podem ser acompanhadas em tempo real pelo ippon.org.
Os judocas da Bahia estão há dois anos fora do estado, ambos fazem parte da equipe Sogipa do Rio Grande do Sul. Quando tomou a decisão de sair do estado Lucas disse ao pai, Antonio Acácio Guimarães, “Está na hora de conquistar outros terrenos, preciso disso!”.
Lucas realmente vem acumulando bons resultados nacionais e internacionais dentro de sua classe: 3º Colocado No Circuito Mundial Sub21 de Praga, na República Tcheca; Vice-Campeão No Campeonato Panamericano Sub21, na Costa Rica; Vice-Campeão do Troféu Brasil Interclubes (Sênior)- em São Paulo; Vice-Campeão no Campeonato Brasileiro Sub 21, em Recife; Vice-Campeão no Campeonato Brasileiro – Região V, em Santa Catarina, dentre outros.
Lucas Guimarães Foto: Arquivo pessoal |
Tiago Pinho também acumula medalhas como: Ouro no Campeonato Panamericano Sub21 da Costa Rica, ouro no Campeonato Brasileiro Sub 21 e prata no Campeonato Brasileiro – Região V, em Santa Catarina.
Tiago Pinho Foto: Arquivo pessoal |
Lucas lutará no primeiro dia de competição, ele disputa na categoria super ligeiro (-55kg), enquanto Tiago só subirá no tatame no domingo pela categoria meio médio (81kg). O Brasil possui 54 medalhas em Mundiais de Juniores, sendo 12 ouros, 15 pratas e 27 bronzes. É o quinto país com mais campeões mundiais no Júnior, ficando atrás de Coreia do Sul (16), França (18), Rússia (20) e Japão (83).