A noite desta terça-feira (22) foi de emoção para os atletas, paratletas, técnicos, árbitros e federações baianas. Em evento de gala promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) os responsáveis por representar e elevar o esporte baiano em competições no Brasil e no mundo receberam uma justa homenagem.
O Teatro da Casa do Comércio foi palco das premiações feitas àqueles que se sagraram campeões em 2015, além de profissionais da imprensa esportiva, instituições comunitárias e atletas estudantis que conquistaram medalhas na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Mais de 40 modalidades esportivas foram premiadas. Receberam homenagens também 51 árbitros, 148 atletas e paratletas e 116 técnicos.
O Judô recebeu suas homenagens, que serviram para ressaltar a força que o interior do estado baiano vem exercendo sob a modalidade esportiva. Os judocas que obtiveram destaque e foram premiados pelo desempenho no ano de 2015 integram a equipe do E.C Vitória, porém, ambos nasceram
em cidades do interior do estado. Mayara Oliveira, melhor atleta do Judô feminino vem da cidade de Xique Xique. O melhor masculino, Paulo Fernando, nasceu na cidade de Cruz das Almas.
Na premiação para os atletas que competiram nos jogos escolares o interior mostrou mais uma vez a sua força. Yngrid de Jesus representou a cidade de Ribeira do Pombal, já Arnou Neto nasceu e treina na cidade de Canavieiras. O presidente da Federação baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas, acompanhou a premiação e ressalta o desempenho dos atletas oriundos de cidades do interior do estado.
“Mais uma vez o Judô é destaque no esporte estadual. Isso acontece devido ao grande desempenho que os atletas do interior do estado tiveram nos eventos nacionais e internacionais. A Febaju procura cada vez mais fomentar o judô no interior do estado para que estes atletas possam crescer mais e inspirar novos judocas”, afirma.