Aos quatro anos, Diego Santos, começou a praticar o judô. Filho caçula de dois irmãos, o atleta encontrou no esporte diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Nascido em Jequié, seus pais, Antônio Raimundo e Edilza Ferreira, apoiaram Diego quando buscou galgar degraus mais altos na modalidade.
Aos 15 anos, decidiu mudar-se para a capital baiana, em busca de melhores estruturas para seu treinamento e seu progresso foi sentido a cada ano. Ingressar na Seleção Brasileira foi um sonho realizado em 2011, vaga que ocupa há oito anos. De lá para cá, Diego vem obtendo cada vez mais espaço no cenário do judô estadual, nacional e internacional, conquistando medalhas e títulos. Mas Diego queria fazer mais pela sua cidade e pelo esporte e em 2017 retornou à sua cidade natal com o objetivo de fortalecer o projeto social Judô Ação, desenvolvido com seu irmão e atual técnico, Arlon Ferreira. Atualmente, o projeto atende 450 crianças e adolescentes que têm acesso à prática da modalidade e que oportuniza novas perspectivas através do esporte.
2020 é logo ali e Diego Santos está se preparando para conseguir uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, representando cada atleta jequieense e baiano. Sendo assim, a rotina de treinos tem aumentado cada vez mais, já que compreende a responsabilidade de levar o judô baiano para a competição que reúne os melhores atletas do mundo.
Diego Santos, aos 29 anos, é um grande orgulho para sua família, para a cidade e para todos que acompanham a sua evolução no judô e na vida. Títulos em campeonatos Brasileiros, Baianos, Brasileiros interclubes, Sul-americanos e Pan-Americanos fazem parte do seu currículo, que também participará da Super Etapa do Circuito Baiano de Judô, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho, em Jequié, motivo de orgulho para Diego, que agradece à Federação Baiana de Judô (Febaju) por prestigiar a cidade e região.
“O objetivo além de crescer profissionalmente no judô, é ampliar o projeto social e ajudar mais crianças e adolescentes da minha cidade”, destaca o atleta.
Para acompanhar as notícias do judô baiano, confira as redes sociais da Febaju no Facebook e no Instagram, além do site www.febaju.com.br.
Foto: Jonas Farias
Thaís Brandão
Assessoria de Comunicação da Federação Baiana de Judô (FEBAJU)
Site: www.febaju.com.br
Contato: ascom@febaju.com.br
Telefone: (71) 99303-0141 / 98340-6520