O Centro Pan-Americano de Judô recebeu a visita ilustre da Presidente afastada Dilma Rousseff nesta sexta-feira (17). Na companhia do governador Rui Costa , do secretário do Trabalho, Esporte, Álvaro Gomes e do Diretor da Sudesb, Elias Dourado Dilma conheceu o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Judô – CBJ e o Projeto social da CBJ, Avança Judô, que atende crianças e adolescentes, de comunidades carentes de Lauro de Freitas. Os jovens receberam a presidente afastada com uma apresentação do esporte e o judoca de 9 anos, Iago da Anunciação, estudante da Escola Municipal Lagoa dos Patos, em Lauro de Freitas, foi o escolhido para fazer a entrega de um quimono para Dilma Rousseff.
“Quando vemos esses meninos treinando, numa estrutura como esta do CPJ, percebemos o quanto o Brasil precisa do esporte para formar e inserir nossas crianças e jovens. Aqui, estamos criando condições de formar atletas de judô de qualidade”, destacou Dilma.
Entre os dias 22 de julho e 5 de agosto o CPJ abrigará a Seleção de Judô de Cuba, que vai fazer a aclimatação para os Jogos Rio 2016 no equipamento. O Secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, destacou que a qualidade do equipamento esportivo contou para escolha da seleção cubana, uma das favoritas olímpica. “A escolha da Seleção Cubana, uma das candidatas à medalho nos Jogos Rio 2016, pelo Centro Pan-Americano de Judô para fazer a sua aclimatação, demonstra a qualidade do equipamento”, afirmou o Secretário do Trabalho e Esporte.
Além do projeto, Dilma conheceu as outras duas unidades que compõem o Centro na companhia do Presidente da CBJ, Paulo Wanderlei, do Vice-presidente da CBJ, Marcelo França, do Presidente da Federação Baiana de Judô – Febaju, Marcelo Ornelas, além dos deputados federais Daniel Almeida e Moema Gamacho. A presidente afastada conheceu os quartos no alojamento com capacidade para 72 pessoas e o auditório, localizado no prédio administrativo, onde estava sendo realizado o segundo módulo da segunda turma do Curso Nacional de Capacitação para Técnicos de Judô.
O Centro Pan-Americano de Judô é um dos legados dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontece entre os dias 5 e 21 de agosto. É o único dedicado exclusivamente para a modalidade nas Américas. O equipamento possui ginásio totalmente climatizado, com quatro áreas oficiais para competições e arquibancadas para 1.900 pessoas. O CT conta ainda com pista de corrida, quadra poliesportiva, piscina e auditório para 200 pessoas, além de salas administrativas e de apoio. O investimento total do CPJ foi de R$ 43,2 milhões, com recursos oriundos dos governos do Estado da Bahia e Federal, além da Confederação Brasileira de Judô.
AVANÇA JUDÔ
Avança Judô teve início em 2006 como contrapartida ao patrocínio da INFRAERO e, hoje, conta com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte cujo investimento total foi de cerca de um milhão de reais. É um projeto nacional que atende cerca de 2.500 alunos. No Centro Panamericano de Judô são 140 alunos inscritos de oito escolas públicas que estavam em situação de vulnerabilidade social, que recebem aulas do professor faixa preta 3º Dan Maicon França.