back to top
sexta-feira, maio 23, 2025
spot_img
InícioSem categoriaSeletiva estadual no CPJ definiu os dezenove judocas que representam a Bahia...

Seletiva estadual no CPJ definiu os dezenove judocas que representam a Bahia nos Brasileiros sub-18 e sub-21, em maio

Depois de garantir 27 vagas para as etapas nacionais durante a disputa do Regional III no último final de semana, a Bahia já tem definido seus oito representantes no Brasileiro sub-21, dias 16 e 17 de maio no Recife/PE, e os onze judocas que vão levar o nome do estado no Brasileiro sub-18, de 30 a 31 de maio, em Campo Grande/MS. Todos se credenciaram graças ao título na seletiva estadual das categorias realizado em paralelo com a segunda etapa do Circcuito Baiano, realizado no último sábado (25), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.

O grande destaque na ocasião foi o jovem Marcel Moreira. Com apenas 16 anos, o judoca do Vitória venceu o Campeonato Baiano sub-18 e sub-21. Com o resultado, o peso médio (-81kg), está credenciado para representar a Bahia no Brasileirão das categorias. Mesmo jovem, o baiano já se mostra tranquilo com o primeiro dos desafios de maio, que será o Brasileiro sub-21. “É uma competição forte, equilibrada, com muita gente de vários locais de tradição no judô. Atletas conhecidos e alguns novos que sempre surgem. Mas nada descomunal. Uma competição nacional assim como as outras e o foco é o mesmo”, disse.

Campeão baiano nos últimos seis anos, em várias categorias, Luiz Henrique das Virgens confirmou o seu primeiro título Baiano nos meio pesados (-100kg) e também garantiu vaga no Brasileirão sub-21. Para isso, Luiz Henrique nem precisou suar o kimono. O judoca do Vitória tinha apenas um adversário para superar no Baiano sub-21, em sistema de melhor de três combates, porém, o rival resolveu não lutar.  “A vaga mais fácil que eu ganhei. Agora é treinar, manter o mesmo foco de sempre e buscar a minha medalha de ouro lá no Brasileiro”, contou.
Luiz ganhou recentemente a medalha de prata no Brasileiro Região III, disputado entre judocas da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O baiano já teve uma noção do que vai encontrar no Recife. “É um pouco mais difícil do que o Regional por conta do Rio Grande do Sul e São Paulo, que são duas das potências do judô. Mas vamos lá, já tenho uma noção dos atletas do Rio de Janeiro e Minas que lutei e eu quero o meu ouro”, completou.
No feminino, destaque para Graciele Santos, que conquistou a vaga no Brasileirão sub-18 entre as atletas do super ligeiro (-40kg).  “Vim bem preparada, treinei bastante. Achei um nível bastante alto, por ser seletiva, todo mundo quer vencer. Graças a Deus tive um bom resultado”, comentou a judoca que representa a Associação José Moreira de Judô.
Será a segunda experiência da judoca de 16 anos em Brasileirões. Ano passado, Graciele conquistou o bronze e não vê a hora de medalhar novamente, agora no Mato Grosso do Sul. “A primeira vez que vou pra lá, a tensão aumenta, mas é só manter o foco. O nível é mais alto. Já fui para outros Brasileiros, Regionais e vou me preparar para o que vier”, completou.
EQUIPES – Paralelo ao Campeonato Baiano, a Federação Baiana de Judô (Febaju) realizou a segunda etapa do Circuito Baiano com as disputas das classes sub-11, sub-13, sub-15, veteranos, iniciantes e sênior.  Foram distribuídas 160 medalhas entre 376 judocas. Por equipes, melhor para a Associação Ogawa de Judô, de Vitória da Conquista. Foram 16 medalhas ao todo, sendo 10 de ouro, quatro de prata e outras duas de bronze. Em segundo lugar ficou a Nova União, de Salvador, com 11 medalhas, das quais oito de ouro e três de prata. Completando o pódio, a Associação Nilo Peçanhense de Judocas, da cidade de Nilo Peçanha, com nove medalhas – seis ouros, duas pratas e um bronze.

A terceira etapa do Circuito Baiano de Judô será realizada no dia 23 de maio, novamente no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas. No dia, também será realizado a seletiva estadual no sub-13 e sub-15 para definir os representantes baianos nos Brasileirões de suas respectivas categorias.

ARTIGOS RELACIONADOS

Platform inovatif toto slot sangat cocok bagi siapa saja yang ingin menjelajahi dunia permainan daring secara lancar, aman, dan tanpa hambatan berarti. Didukung dengan sistem yang stabil dan navigasi yang intuitif, pengguna dari berbagai kalangan dapat menikmati pengalaman hiburan digital yang menyenangkan tanpa memerlukan proses teknis yang rumit.

Ir para o conteúdo