No ultimo sábado (01) a Sport for Kids, em parceria com a Associação Nippon, a Federação Baiana de Judô e com patrocínio oficial da DATEN, realizou o primeiro seminário Aprendendo Com os Campeões. Centenas de crianças se reuniram no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, para ouvir a atleta olímpica Sarah Menezes.“Nada melhor do que aproximar quem está começando a praticar uma modalidade do seu ídolo”, afirmou Bruno Maia, diretor da Sport for Kids.
Expedito Falcão e Sarah Menezes conversando com as crianças |
A menina nordestina, que enfrentou todas as dificuldades para se tornar a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no Judô em uma Olimpíada (Londres-2012), foi a principal atração do evento. “Nunca pensei que seria uma atleta… O judô entrou na minha vida como brincadeira e me levou ao topo do pódio” disse a atleta, que teve atenção disputada por crianças que pediam o autografo em suas faixas.
Além de Sarah Menezes, o seminário contou com a participação dos professores Ciro, Paulo Fraga, Aloisio Short, Carlos Lopes, Paulo Neves, Manuel Roberto, dentre outros. “Eventos como este são muito importantes para a disseminação do esporte. O judô forma campeões dentro e fora dos tatames”, reforçou o presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas. O professor Carlos Lopes, da Associação Judô Katas, concorda com o presidente e acredita que o governo precisa para viabilizar aulas de judô em escolas públicas. “O evento foi espetacular. Ver de perto histórias como a de Sarah Menezes inspira outras crianças a acreditar que é possível”, avaliou Lopes.
Os pais elogiaram a iniciativa que serviu para reforçar ainda mais os benefícios do judô para crianças. “Percebo que o judô ajudou muito na disciplina, responsabilidade e respeito aos colegas”, avalia a jornalista Luana Montargil, mãe de Guido Montargil Pinheiro, 10 anos, que pratica a modalidade desde os quatro anos.