Um menino quieto e tímido, mas que ao entrar no tatame demonstra uma grande determinação para todos que assistem os seus combates. Marcel Assunção, natural de Jequié, iniciou no judô aos dez anos e nas primeiras competições enxergou a possibilidade real de um futuro melhor, se tornando atleta de alto rendimento.
No último Campeonato Brasileiro sub-21, realizado no início de setembro, o jequieense conquistou a medalha de bronze na categoria +100kg e mesmo com os resultados positivos, Marcel destaca a importância dos valores aprendidos na modalidade, que contribuem para sua obstinação em galgar degraus mais altos.
“Convivo com Diego Santos, atleta baiano da Seleção Brasileira e sei que esse caminho não é fácil, mas coloquei na minha cabeça que eu preciso tentar cada vez mais, fazer a diferença e mostrar a força do judô baiano. Tenho uma lembrança importante no meu começo como competidor em que eu precisava de um kimono e minha família se reuniu para fazer uma vaquinha. Nessa oportunidade, ganhei uma vaga para a seletiva do Campeonato Brasileiro e então, percebi o quanto o judô é importante para mim, para o meu crescimento como ser humano e para meus familiares, que me apoiam a todo momento”.
Vindo de uma família de classe média, Marcel ressalta a importância de seus pais, Milena e Marcelo; o irmão, Ian; o tio Rogério; amigos e familiares na busca pela realização de seus objetivos no judô. “Já passamos por momentos difíceis financeiros, mas nossa união sempre foi determinante para superarmos cada obstáculo. Sou muito grato por minha família acreditar e me apoiar incondicionalmente”.
Aos 19 anos, o judoísta que pretende ingressar na faculdade para fazer Educação Física, admite o quanto foi difícil abdicar de festas e momentos com amigos e familiares, para dedicar-se aos treinamentos e preparações dos campeonatos. “No começo isso foi difícil, mas hoje estou acostumado. Tenho meu objetivo traçado e vou conquistá-lo. Uma vaga na Seleção Brasileira é o meu foco”.
Em outubro, Marcel Assunção estará em Canavieiras, participando da Mega Etapa do Circuito Baiano, promovido pela Federação Baiana de Judô (Febaju), e busca abrir a vantagem na liderança no ranking da competição.
Foto: Jonas Farias
Thaís Brandão
Assessoria de Comunicação da Federação Baiana de Judô (FEBAJU)
Site: www.febaju.com.br
Contato: ascom@febaju.com.br
Telefone: (71) 99303-0141 / 98340-6520