No ultimo final de semana a Confederação Brasileira de Judô – CBJ, realizou o Campeonato Brasileiro Sub-13 anos, no Centro Pan-Americano de Judô – CPJ, contando com o apoio da Federação Baiana de Judô – Febaju. Em um evento bem competitivo e equilibrado, onde 21 dos 25 estados participantes garantiram um lugar no pódio, o baiano Filipe Góes, do Esporte Clube Vitória/FSBA garantiu o bronze, única medalha conquistada pelo estado.
O pequeno judoca está em seu ultimo ano na classe sub-13, em 2017 Filipe completa 13 anos e passa para a classe Sub-15, com atletas ainda mais experientes, mas, isso não o deixa assustado. “É uma emoção muito grande, não tem como explicar, eu lutei contra os melhores do ranking e fiquei em terceiro lugar. No próximo ano eu vou ser campeão, porque eu vou treinar mais e vou voltar com mais garra”, declara Filipe.
O presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, professor da Escolinha de Esportes do Salesiano Dom Bosco, onde Filipe Góes iniciou suas atividades no judô, se emociona com o resultado do ex-aluno. “Sinto orgulho de ter sido professor de Filipe na Escolinha de Esportes do Salesiano Dom Bosco, onde pude detectar seu talento e indiquei para treinar com seu atual técnico, Maicon França, que está fazendo um excelente trabalho. Que esta seja a primeira de muitas medalhas”, comemorou Ornelas.
No quadro geral de medalhas o estado de São Paulo liderou tanto no feminino, quanto no masculino, com 9 ouros, duas pratas e quatro bronzes. Rio Grande do Norte ficou em segundo, Rio de Janeiro em terceiro, Mato Grosso do Sul em quarto e Santa Catarina em quinto. O pódio feminino foi formado por Rio Grande do Sul em segundo, Distrito Federal em terceiro, Pernambuco em quarto e Goiás em quinto.
Os campeões de cada peso garantiram o direito de representar o Brasil no Pan-Americano Sub 13, que acontece em Santo Domingo, na República Dominicana, em novembro.