Nos dias 07 e 08 de dezembro, a Federação Baiana de Judô – Febaju realizou o Campeonato Baiano de Judô 2018, no Ginásio Poliesportivo Edvaldo da Silva Rates, na cidade de Mata de São João-BA. A competição foi a última do ano do calendário oficial da instituição que organiza o judô no estado da Bahia.
Os números foram grandiosos: cerca de 570 atletas inscritos estavam na disputa que decidiu os primeiros colocados em suas categorias de peso e idade que ainda estavam em aberto. Foram somados 40 pontos para o campeão, 35 pontos para o vice-campeão e 30 pontos para o terceiro colocado.
O evento abrigou outros combates. Na sexta-feira (07) ocorreram o Campeonato Baiano Dangai de Judô, com 47 judocas acima de 15 anos inscritos das faixas branca à marrom, o Campeonato Baiano Faixas Preta de Judô, com 22 judocas Faixas Preta também acima de 15 anos competindo, o Campeonato Absoluto de Judô, com 19 judocas pesando abaixo e acima de 73 kg, no masculino, e feminino abaixo e acima de 57 kg, além do Campeonato Baiano de Judô Por Equipes Mistas, com duas equipes inscritas.
No sábado (08) ocorreu o Campeonato Baiano de Judô, competição geral com 479 atletas divididos em categorias de peso e idade.
Cerimônia Melhores do Ano 2018
Ainda no sábado, após as lutas, aconteceu a premiação dos Melhores do Ano 2018, no auditório do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, reunindo atletas, técnicos e seus familiares. O evento consagrou os judocas e academias que ficaram nas primeiras colocações em suas categorias de peso e idade após todas as competições do calendário Febaju, e também competições nacionais e internacionais.
Também foram homenageados técnicos e coordenadores de academias, equipe de arbitragem, diretores e demais membros da equipe de gestão da Febaju. Além deles, autoridades como o Diretor Geral da Sudesb e representante do governador Rui Costa na solenidade, Elias Dourado Nunes, e os prefeitos Ricardo Maia, Jeferson Andrade e Rosival Lopes, das cidades de Ribeira do Pombal, Madre de Deus e Taperoá, respectivamente foram reconhecidos como parceiros do judô.
Todos destacaram a importância do esporte, sobretudo o judô, como uma ferramenta capaz de orientar uma juventude com valores fundamentais em nossa sociedade, como a disciplina e o respeito ao próximo.
“Foi um ano de muitas vitórias dentro dos tatames e fora deles. Foi o ano em que mais tivemos atletas medalhando em competições nacionais e internacionais e também o que mais visitamos pólos importantes da prática do judô na Bahia, com o Circuito Baiano de Judô. Portanto, houve um crescimento tanto na parte técnica como também na parte de gestão da entidade. Em 2019 esperamos visitar ainda mais cidades, com o apoio dos prefeitos e secretários que estiveram aqui presentes, e outros, para cada vez mais estarmos próximos e crescer o judô em nosso estado”, avaliou o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.
Galeria de Fotos (Mata de São João e Cerimônia)
Resultados: