A Taça Brasil de Juniores criada pela Confederação Brasileira de Judô – CBJ recentemente com o intuito de dar mais visibilidade aos clubes formadores e para que os atletas com menos de 21 anos tivessem uma competição aberta, sem a necessidade de participar de Seletivas Estaduais, está ganhando ainda mais importância.
Depois da confirmação de que o torneio garantirá uma vaga aos campeões na disputa da primeira etapa da Seletiva Tóquio 2020, agora a Taça Brasil também será decisiva para definir a seleção Sub 21 que irá disputar o Campeonato Pan-Americano, que será realizado em Córdoba, na Argentina, de 1º a quatro de julho. Isso acontece porque a Taça Brasil vale muitos pontos no ranking nacional e será através deste que será definido os 14 atletas que participarão do evento. Os campeões recebem 150 pontos; os vices, 100; os terceiros, 70; e os quintos colocados, 40. Por isso, as agremiações com atletas que queiram disputar a Seletiva para a seleção no final do ano e/ou o Campeonato Pan-Americano efetuem imediatamente as suas inscrições na plataforma Zempo (ww.zempo.com.br) até a próxima quarta-feira, dia 08, às 18 horas.
“A Taça Brasil será uma competição muito importante para a comissão técnica das Equipes de Base observar os atletas que, por algum motivo, não conseguiram disputar os Brasileiros Finais Sub 18 e Sub 21. Com certeza, é uma forma dos atletas aparecerem e, quem sabe, até entrar na zona de investimento”, disse o gestor das Equipes de Base, Marcelo Theotônio.
A Taça Brasil será disputada nos dias 18 e 19 de junho no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia e conta com o apoio da Federação Baiana de Judô – Febaju.
*Matéria Original de CBJ