Paulo Vinícius do Carmo, em Lauro de Freitas/BA
O fim de semana foi de muita movimentação para os amantes e praticantes do judô na Bahia. Três eventos fizeram parte da programação do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Ainda na sexta-feira (24) e sábado (25) ocorreu o II Encontro Nacional de Kodanshas, promovido pela CBJ. Também no sábado, aconteceu a seletiva baiana dos Jogos Escolares da Juventude 2018, o JEBS, e a 4ª etapa do Circuito Baiano de Judô 2018, que se estendeu ao domingo (26).
II Encontro Nacional de Kodanshas
Cerca de 200 professores dos mais graduados de todo o Brasil estiveram reunidos com o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, o convidado especial Ovídio Garnero, ministrando o Seminário Teórico e Prático aos árbitros brasileiros aspirantes à FIJ, e o sensei Yoshihiro Okano, kodansha 9º Dan, que palestrou sobre a história do judô, aspectos da cultura japonesa e sobre a relação da progressão de graus na formação do Kodansha no judô.
No evento também foram entregues certificados e faixas a alguns dos professores promovidos recentemente, como o árbitro e presidente de arbitragem da Febaju, Paulo Latif, promovido à FIJ B, em Buenos Aires, na Argentina.
“A promoção é um reconhecimento meio que tardio, porque a valorização dos árbitros antigamente era muito pouca. Acredito que nossos árbitros hoje têm muito a evoluir, pois as oportunidades agora estão sendo dadas”, ponderou Latif.
Confira a lista dos árbitros baianos promovidos à Confederado FIJ C neste final de semana:
Seletiva baiana dos Jogos Escolares da Juventude 2018 (12 a 14 anos e 15 a 17 anos)
No sábado, 25, em parceria com a Sudesb, aconteceram os Jogos Escolares da Juventude, o JEBS, que definiram os atletas que vão representar a Bahia na etapa nacional, que acontece em novembro, em Natal, Rio Grande do Norte. Foi o caso de João Pedro Nascimento, medalha de ouro na classe sub-13, -34kg (Meio-Leve). O atleta da academia Gno-Ney, de Jequié (BA), incentivado pelo técnico e pai Agnovaldo Reis conseguiu uma vitória por Ippon utilizando o golpe Morote Seoi Nage, arremessando o adversário utilizando o joelho como alavanca.
“A luta não foi muito difícil, foi mais técnica. Fui feliz em conseguir aplicar um Morote, que é minha especialidade e vencer. Agora é treinar muito para o nacional da competição, que terão adversários mais fortes e experientes”, destacou João Pedro.
Circuito Baiano de Judô 2018 – 4ª etapa
A 4ª etapa do Circuito Baiano de Judô, que contou com 527 atletas de 47 clubes de todo o estado, levantou o público do Centro Pan-Americano, palco de lutas duríssimas, como a protagonizada pelos atletas Arnou Lobo Netto, da Academia Nissei, de Canavieiras e Yuri Dórea da Judô Ação, de Jequié.
O “lutaço”, que durou até o Golden Score, teve como vencedor Yuri Dórea, que acertou um Wazari já próximo do final e conquistou o ouro da categoria Sub-18 -66kg (Meio-Leve). O judoca, vindo da Federação Sergipana de Judô, medalha de ouro do JEBS no dia anterior, enalteceu a nova casa e o nível técnico do adversário.
“Primeiramente quero agradecer ao adversário (Arnou Netto), que tem um nível técnico muito forte. Já tive oportunidades de enfrentá-lo outras vezes e dessa vez me preparei bastante e consegui sair vencedor. São quatro horas de treino por dia e, para mim, que estou mudando de estado agora, a satisfação da vitória é ainda maior, pois os atletas são de alto nível, treinam com atletas de seleção brasileira”. Humildade de campeão.
O dia ainda teve espaço para o II Festival da Criança, em parceria com a Grow Up Sport, que contou com a participação de 120 judocas mirins! Galeria de fotos abaixo.
Resultados:
Resultados do Circuito Baiano 4º Etapa – 2018
Em breve, resultados dos Jogos Escolares da Juventude.
Galerias de Fotos:
II Encontro Nacional de Kodanshas – 2018
Seletiva baiana para os Jogos Escolares da Juventude – 2018
4ª etapa do Circuito Baiano de Judô 2018
II Festival da Criança – 26/08/2018 – Centro Pan-Americano de Judô