Depois da presença da Seleção Brasileira olímpica e do Campeonato Brasileiro da Região III, o Centro Pan-americano de Judô (CPJ) recebe mais um grande evento para fechar o mês de abril com chave de ouro. A segunda etapa do Circuito Baiano de Judô acontece neste sábado, a partir das 8h no CPJ, onde também será realizado o Campeonato Baiano, que serve de seletiva para as categorias sub-18 e sub-21 da etapa nacional do Brasileiro, que acontecem de 15 a 17 de maio no Recife/PE, Sub-18, e 28 a 30 de maio em Campo Grande/MS, Sub-21.
No último final de semana, a Bahia conquistou 27 vagas no Brasileiro Regional, mais 30 vagas que são obrigatórias para cada Estado nas etapas nacionais, sendo 11 delas para o Brasileirão de Recife. No sub-18, são 06 vagas no masculino, e 05 vagas no feminino. Um dos atletas responsáveis pela conquista dessas vagas é Marcel Moreira, de apenas 16 anos, que estreia no sub-18 este ano. Ele já sentiu o gostinho do ouro no Brasileiro Regional, vencendo outro baiano, Rafael Sacramento, e espera confirmar a vaga neste sábado para brigar por medalha no Brasileirão. “Agora é manter a concentração e repetir o feito da semana passada para garantir presença em Recife”, diz Marcel, que confia numa medalha na etapa nacional.
No sub-21, a Bahia tem 8 vagas no Brasileirão. Campeão baiano nos últimos seis anos, em várias categorias, Luiz Henrique das Virgens foi prata no Brasileiro Regional entre os atletas abaixo de 100 quilos e agora busca seu primeiro título estadual nessa categoria, que é uma aposta do seu treinador, Maicon França, para conquistar medalha no Brasileirão. “Tenho que confirmar a vaga, estou tranquilo, estou no peso e pelo que eu vi no regional tenho todas as condições de medalhar no Brasileirão”, diz o atleta, confiante.
Com 380 atletas inscritos na segunda etapa do circuito baiano e mais 220 nos campeonatos baianos sub-18 e sub-21, o presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas, comemora a consolidação do CPJ como grande centro do Judô no Estado e nacionalmente. “Com a vinda da seleção e o Brasileiro Regional realizados aqui esse mês, estabelecemos um padrão de excelência que esperamos manter nas competições locais, para que nossos atletas tenham a mesma motivação de participar das competições e elevar o nosso Judô cada vez mais alto no cenário nacional”, diz o presidente.