Os jovens atletas do judô brasileiro participam do maior campeonato nacional nesta semana. São quatro dias de combates no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, para definir quais atletas irão representar o Brasil nas competições internacionais de 2016. De quarta a domingo mais de 700 judocas de 25 estados brasileiros se enfrentarão para conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Base do judô.
Organizado pela Confederação Brasileira de Judô – CBJ e realizado pela Federação Baiana de Judô – Febaju o evento será divido em dois dias para cada uma das classes, sub 18 e sub 21. Sendo o primeiro dia de cada uma das classes destinado às competições masculinas e no segundo dia sendo a vez da disputa feminina.
Todas as disputas têm inicio às 9h da manhã, horário de Salvador, depois de uma pesagem extra, com tolerância de 5%, entre 08h15 e 08h45.
“A seletiva nacional de base é a porta de entrada para a Seleção Brasileira. O atleta que classifica tem mais oportunidades de disputar mundiais. Isso propicia uma oportunidade de evolução técnica. Nós ficamos na expectativa dos baianos conseguirem essa oportunidade, principalmente por pensarmos em Tóquio (próximas olimpíadas). Porque o atleta que consegue hoje essa vaga, tem uma grande chance de conquistar uma vaga em 2020”, declara o Presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas.
Os estados que mais enviaram atletas para a Seletiva Nacional de Base foram: São Paulo (217), Rio de Janeiro (111), Rio Grande do Sul (57), Bahia (48) e Mato Grosso do Sul (41).