Nesta terça-feira (08) começou o Aquece Rio – Torneio Internacional de Judô, evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O primeiro dia contou com a disputa das categorias meio-leve feminino (52kg) e meio-leve masculino (66kg), onde os brasileiros conquistaram quatro medalhas. Jéssica Pereira (52kg) e Lucas Godoy (66kg), garantiram a prata, enquanto Raquel Silva (52kg) e Diego Santos (66kg) ficaram com as duas de bronze.
E em sua primeira competição do ano o judoca baiano, da cidade de Jequié, Diego Santos, conquistou a medalha de bronze. A sua estreia foi contra o brasileiro Gabriel Pinheiro ganhando por wazari. Na segunda luta contra o também brasileiro Lucas Bernardo, a vitória foi por um yuko, já nas quartas de finais venceu o Inglês Ashley Mckenzie por três punições. Diego foi derrotado por três punições, na luta contra o japonês Joshiro Maruyama. Na decisão pelo bronze enfrentou o brasileiro Adriano Souza ganhado de yuko garantindo o bronze.
“É sempre bom começar o ano com medalhas, ainda mais se tratando de um evento como este. Enfrentei atletas fortes e experientes dessa categoria, com isso servirá para fazer melhorias e me adaptar ainda mais nessa nova categoria. Estou contente em ter conquistado essa medalha, disse Diego Santos”.
O japonês Joshiro Maruyama conseguiu o ippon contra Lucas Godoy na decisão e ficou com o ouro. Entre as meninas, a japonesa Chishima Maeda foi a grande campeã, derrotando a brasileira Jéssica Pereira na diferença de punições (2-1) na grande final. Chelsie Giles, da Grã-Bretanha, e a brasileira Raquel Silva fecharam o pódio com os dois bronzes.
No total, 122 atletas de 7 países participam da competição, que continua nesta quarta-feira (09) com a disputa pela categoria dos meio-médios feminino (63kg) e masculino (81kg).
*Informações CBJ e site Oficial do Atleta