Nesta terça-feira (26) a seleção brasileira de judô conquistou o seu terceiro título de Superdesafio BRA consecutivo, desta vez sobre o Canadá no ginásio do Sesc Santo Amaro, em Recife (PE). Com jovens judocas de 18 a 21 anos, geração que já está sendo preparada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a equipe brasileira venceu todos os sete confrontos do duelo e manteve a invencibilidade do país no evento.
Quando o pernambucano Gabriel Pinheiro (66kg) entrou para a quarta e decisiva luta do desafio o ginásio veio abaixo e o meio-leve não decepcionou. Com um yuko, ele superou Gueorgui Poklitar e sacramentou a vitória brasileira.
Já com o título garantido, Jéssica Pereira (52kg) fez a quinta luta e não deu chances para Marie Besson, vencendo por ippon em poucos segundos de combate. No sexto confronto, Lincoln Neves (73kg) perdia por dois shidos para Bradley Langlois, mas virou com um waza-ari e fez Brasil 6, Canadá zero. Giovani Ferreira (81kg) fechou a disputa com o segundo ippon do dia sobre Maxim Côté.
“Fiquei um pouco nervoso porque não poderia ser o único a perder, não é?!”, confessou Giovani. “Mas, eu estava bem preparado, comecei um pouco travado e, aos poucos, fui conseguindo aplicar minhas técnicas para sair vitorioso.”
Ma sexta-feira (29) a seleção brasileira principal disputa o Campeonato Pan-Americano de Havana, em Cuba. Enquanto isso, a equipe júnior masculina embarca para Lauro de Freitas, na Bahia, onde disputará a Copa Internacional por Equipes, nos dias 6, 7 e 8, contra sete seleções estrangeiras.
*Informações CBJ