Atraindo atletas de todo o país o tradicional torneio de judô mineiro chegou a sua 12ª edição, no ultimo final de semana. Judocas da Bahia representando as academias Ogawa e Nova União ganharam destaque ao conquistar lugares expressivos no pódio. Jaqueline Nascimento e Rachel Silva conquistaram medalha de prata na classe sub-15 anos, Já Melina Scardua ficou com o Bronze na classe sub-23 anos.
A Copa Minas Tênis Clube é reconhecida nacionalmente, além de fazer parte do calendário da Federação Mineira de Judô – FMJ. Judocas de todo o pais, com nível técnico elevado, se reúnem para defender grandes clubes brasileiros como o Instituto Judô Reação, GNU – Grêmio Náutico União, Judô do Futuro, dentre outros.
Os atletas consideram este evento como uma grande oportunidade de conhecer os seus oponentes. “Com certeza essas copas são muito importantes, já que quanto mais a gente tem ritmo de competição, ou seja, quanto mais a gente luta em eventos, mais a gente adquire experiências. Competir só nos estaduais não dão essas experiências que a gente precisa para disputar os brasileiros finais”, explica a atleta da Academia Ogawa, de Vitória da Conquista, Rachel Silva.
O pensamento de Rachel é compartilhado pelos demais atletas e técnicos, que participaram da competição. Luiz Sant’Anna, técnico da Associação Nova União e da atleta Jaqueline Nascimento, esclarece que são essas competições que fazem com que o atleta de alto rendimento conquiste um ritmo e conheça os seus prováveis futuros adversários. “Isso da um volume de luta e técnica muito grande, porque o atleta está lutando com adversários que vai competir nos jogos escolares e no brasileiro. É muito importante participar de eventos como a Copa Minas, ou a Copa São Paulo, por exemplo, para que o atleta possa adquirir essa bagagem. A Jaqueline passou uma semana lá em Minas se preparando, treinando no Minas Tênis, antes da luta”, declara Luiz .
A atleta da Associação Nova União, Melina Scardua, chegou de uma competição no Canadá e apesar do cansaço, fez questão de participar do evento, onde garantiu o Bronze. “É sempre bom participar de competições assim, para conhecermos mais as oponentes e descobrir onde temos que melhorar e nos aperfeiçoar. Dividi o pódio com oponentes fortes, incluindo a atual campeã da Taça Brasil Junior. Agradeço à Federação Baiana de Judô – Febaju pela oportunidade, à Associação Judô Nova União, ao Professor Marcelo Ornelas França e Luiz Sant’Anna”, agradeceu a judoca.
A Copa Minas é um torneio realizado pelo Minas Tênis Clube e faz parte do calendário das competições de base do Minas, contando com patrocínio do Car Wash Uruguai, Ecolab, Eureka, Kimberly Clark, Laboratório São Paulo, Rádio Itatiaia, Picchioni, Goccia di Latte e Vip BH. Participaram do evento atletas das classes sub-13, sub-15, sub-18 e sub-23 anos.
Além das pratas conquistadas pelas atletas Jaqueline Nascimento e Rachel Silva e do Bronze conquistado por Melina Scardua, a Bahia teve três quinto lugares com os judocas: Lucas Turqueti , da Academia Judô Paulo Fraga; Luana Dias, da Academia Ogawa e Alexandre Almeida da Associação Judô Nova União.