O ultimo sábado foi de grande festa na cidade de Ribeira do Pombal, que recebeu cerca de 300 atletas para a V Copa Pombalense de Judô. Um evento organizado e bem estruturado promovido pela Associação de Judô Pombalense, em parceria com o projeto Judô Nas escolas. O presidente da Federação Baiana de Judô – Febaju, Marcelo Ornelas, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da prefeitura local aos projetos destinados a modalidade esportiva.
“Não podemos deixar de ressaltar a importância do apoio do setor publico a este tipo de projeto. Não tem como um evento desse porte, nem um projeto social que atende centenas de crianças, funcionar sem o apoio da prefeitura. Por isso, aproveito este momento para parabenizar e agradecer a prefeitura de Ribeira do Pombal através dos seus secretários aqui presentes”, disse Marcelo Ornelas.
Reforçando as palavras do presidente da Febaju, a Secretária de Educação do Município de Ribeira do Pombal, Nair Tatiane, comentou como o projeto Judô Nas Escolas é importante para a educação das crianças pombalenses. “É uma grande emoção para a gente que faz a educação em Ribeira do Pombal estar aqui presenciando um evento dessa proporção. A gente só tem a agradecer a todos que fazem acontecer o projeto Judô Nas Escolas, na pessoa do Professor Vlademir, que é incansável no objetivo de que nossas crianças tenham essa doutrina, esse esporte que é tão importante para todos”, afirmou Nair Tatiane.
O professor kodansha 6º Dan, Vlademir Borges Matos comoveu a todos com sua demonstração de amizade, carinho e respeito para com o seu amigo e discípulo Emerson Reis. Preocupado e comovido com o estado de saúde do pai do amigo, Vlademir Matos, entre lagrimas, pediu a todos que o acompanhassem em uma oração, pela recuperação do mesmo. Durante o discurso o Vice-presidente Regional, agradeceu as palavras do presidente da Febaju, ao parabeniza-lo e recordar o apoio de longas datas. “Quero agradecer todo apoio da prefeitura, das secretarias, a Federação Baiana de Judô – Febaju e ao nosso presidente, Marcelo Ornelas. Como ele disse, eu vi Marcelo pequenininho e hoje me sinto feliz em fazer parte dessa família, desse grupo que vem fazendo o judô da Bahia crescer mais a cada dia que passa”, disse Vlademir.
Momentos especiais não faltaram neste evento, o Kodansha fez uma breve pausa na competição, ao fim da classe sub-11 anos, para surpreender as crianças com uma apresentação especial do “Homem Aranha”. Fantasiado, o professor faixa preta 5º Dan, Vladson Borges Matos, arrancou risadas do publico e agitou a criançada. Os mais novos puderam conferir o espirito competitivo de um judoca mais experiente. O Faixa preta 3º Dan, Edson Macedo Kupi, de 52 anos participou do evento e mesmo não conquistando uma medalha saiu satisfeito. “Valeu a pena! Em Camaçari estarei bem mais preparado!”, declara o atleta que está voltando a atividade com a Associação Master de judô.