O peso-pesado brasileiro, Rafael Silva, carinhosamente chamado de Baby, conquistou o bronze na tarde desta sexta-feira (12), na Arena Carioca 2. O gigante de 2,03m e 170kg, ganhador do bronze olímpico em Londres 2012 e de duas medalhas em Mundial (prata e bronze), venceu com muita facilidade, por ippon, o hondurenho Ramon Pileta em sua estreia e o russo Renat Saidov.
O terceiro combate desta manhã foi contra o dono de oito títulos mundiais e atual campeão olímpico, o francês Teddy Riner, que entrou no tatame da Arena Carioca 2 com uma invencibilidade de 109 lutas. Riner aplicou um wazari e acabou levando a melhor. O sul-mato-grossense de 29 anos foi em busca do bronze olímpico contra o holandês Roy Meyer, vencendo na diferença de punições (2-1) e classificou-se para a disputa do bronze.
No duelo contra o uzbeque Abdullo Tangrieve, Baby tratou de usar o seu maior tamanho para dominar a pegada desde os primeiros instantes da disputa do bronze. Quando restavam 2m50, Rafael viu o uzbeque ser penalizado por cortar a pegada de forma irregular. O brasileiro estava na frente, com um shidô contra dois de Tangriev. Bastava não ser derrubado para Rafael colocar a segunda medalha olímpica no peito. Rafael decidiu tentar encerrar logo a disputa e derrubou o rival conquistando um yuko.
A seleção Brasileira almejava conquistar cinco medalhas, mas, com o pódio de baby, o Brasil encerra sua participação olímpica com três medalhas, sendo um ouro de Rafaela Silva e dois bronzes, de Mayra Aguiar e Rafael Silva. Mayra e Baby integram agora o seleto grupo de judocas brasileiros com duas medalhas olímpicas ao lado de Aurélio Miguel, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo.
*Informações de Globo Esporte e CBJ