O Centro Pan-Americano de Judô – CPJ recebeu no ultimo final de semana o Troféu Brasil Interclubes, competição responsável por reunir os melhores atletas dos clubes brasileiros. Dois judocas baianos, da categoria super ligeiro, subiram ao pódio no ultimo sábado (8), Rafael Bonfim garantiu o ouro para o Esporte Clube Vitória/FSBA e Victor Guimmarães segurou o bronze para a Academia Yama Arashi. O resultado colocou a equipe rubro-negra em terceiro lugar no quadro geral de medalhas da competição.
“O Terceiro lugar conquistado pelo Esporte Clube Vitória no Troféu Interclubes fortalece o judô baiano e aponta que estamos no caminho certo. Mas, sabemos que para alcançar melhores resultados é necessário maior dedicação e mais treinamos. A Febaju será uma grande parceira dos clubes e atletas, neste novo ciclo olímpico. Estamos com o foco em colocar um atleta nas Olimpíadas de Tóquio 2020”, comemora o presidente da Federação Baiana de Judô-Febaju, Marcelo Ornelas.
O resultado alcançado demonstra para o técnico e responsável pelo Esporte Clube Vitória/FSBA, Maicon França, que seu planejamento pode trazer mais resultados para equipe e para o estado. “Estou muito feliz por saber que mesmo não tendo apoio financeiro, trabalhando apenas com a estrutura oferecida pelo clube, conseguimos ser o terceiro melhor clube do país. Então, para mim, é como se estivéssemos realmente em um caminho correto”, declara Maicon, que já pensa e planeja os próximos passos do clube. “Para o próximo ano estamos fazendo um trabalho mais amplo, com objetivo de colocar um atleta na seleção olímpica de judô em 2020. Vou trazer alguns atletas para o estado, vamos trazer um novo técnico também, para auxiliar nos treinamentos, o Paulo Sagateli, que foi meu técnico. O objetivo é colocar algum atleta em Tóquio 2020. Nós queremos que o Vitória agora seja campeão e assim possa inspirar mais clubes do nordeste”, afirma Maicon.
O pódio geral de medalhas do masculino foi composto pela equipe Pinheiros (SP) assumindo o primeiro lugar, Minas Tênis Clube (MG) ficou em segundo lugar, Esporte Clube Vitória/FSBA (BA), em terceiro, Associação de Judô Rogério Sampaio (SP), em quarto, e a Sogipa (RS), em quinto lugar.