As competições de judô nos Jogos Escolares da Juventude 2016 – JEJs chegaram aos final neste domingo (13) com a disputa por equipes, onde a Bahia subiu ao pódio com o bronze no feminino e conquistou o quinto lugar no masculino. O evento aconteceu na cidade de João Pessoa da Paraíba e reuniu 366 judocas estudantes de 15 a 17 anos, representantes de 308 instituições de ensino de todo o Brasil. A campeã olímpica Rafaela Silva acompanhou a competição, na condição de embaixadora dos JEJ’s.
As competições por equipes foram definidas por Divisão 1 e Divisão 2, que representam regiões do país. Na Divisão 2 Goiás levou o ouro no masculino, com Minas Gerais, em segundo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, em terceiro. No feminino, o Paraná ficou em primeiro, Santa Catarina, em segundo, Goiás e Bahia, em terceiro lugar.
O evento contou com a arbitragem de três baianos: O professor faixa preta 5º Dan, arbitro Continental Fij C, Paulo Rocha Latif, o professor faixa preta 3º Dan arbitro Fij B, Angel Antônio Peleteiro e o professor kodansha 7º Dan, Arbitro Internacional Fij A, Aloísio da Costa Short Sobrinho. “Já são 38 anos que vou a este grandioso evento. Sou o árbitro do Judô Brasileiro, que mais participou desses Jogos. Agradeço a todos aqueles que me oportunizaram chegar até aqui”, disse o kodansha.
Na competição individual o destaque fica a cargo das atletas Isadora Sousa e Isabele Melissa de Oliveira, que conquistaram prata e Bronze respectivamente. “Muito feliz em representar o Colégio Estadual Governador Lomanto Junior no meu ultimo ano de Jogos Escolares da Juventude”, comemorou a judoca através de seu perfil no facebook. Isabele não conquistou a medalha de ouro, perdeu nas quartas de finais, ergueu a cabeça e garantiu o bronze.
“Sei que eu poderia ter alcançando o lugar mais alto do pódio, mas, infelizmente acabei perdendo nas quartas de finais. É muito bom quando os nossos esforços são reconhecidos, mas é ainda mais importante saber que muitas das lições mais importantes são aprendidas depois de uma derrota. Perder é uma oportunidade de crescer, de ser melhor, de planejar melhor as próximas batalhas”, declara a atleta.
Uma das responsáveis pela conquista do bronze no por equipes, a judoca Tayná Carvalho lembra como foi importante a união entre as atletas. “Nesses dias a gente esqueceu que éramos de associações ou clubes diferentes, e passamos a ser uma equipe só. Estávamos ali com o mesmo objetivo. Eu tenho orgulho de fazer parte disso!”, contou Tayná através de seu perfil no facebook.
No Masculino o melhor desempenho ficou a cargo do aluno do colégio Marista, Rafael Correa, que garantiu o bronze. A equipe masculina ficou em 5º lugar nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude, que contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), cedendo passagens aéreas aos atletas e professores.
Resultado do JEJs 2016 – Por Equipes
Resultado do JEJs 2016 – Individual