O Campeonato Brasileiro da Região III chegou ao fim neste domingo (9) e os atletas baianos que foram para a disputa no Espírito Santo (ES), voltaram para casa com o saldo de 56 medalhas. Sendo 6 de ouro, 15 de prata e 35 de bronze.
Com recorde de 148 participantes, o presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, comenta a importância desse marco dentro do cenário esportivo no estado: “Nos meus 32 anos de Judô e nos quatro anos à frente da Febaju, não lembro de uma delegação da Bahia tão numerosa participando de competição nacional, principalmente com o nível de organização e apoio que tivemos no Campeonato Brasileiro, com dois ônibus, todos atletas uniformizados, três árbitros convocados e 12 técnicos credenciados. Essa ação torna-se mais um ponto de destaque para a nossa gestão”.
No ranking geral a Bahia ficou na quarta colocação, o que foi considerado pouco satisfatório pelo presidente da federação: “Atualmente quando se fala em administração e eventos a Bahia está no pódio do judô nacional, porém no desempenho competitivo há desafios, ainda a serem derrotados”, explica o presidente.
A fim de ajustar as falhas cometidas pela delegação, neste, que foi o primeiro campeonato do ano, Marcelo declarou: “Pretendemos alcançar o mesmo nível dos atuais campeões brasileiros. Acredito que com o desenvolvimento do Projeto Formando Campeões, a vinda do Professor Justo Noda, (ex-técnico da Seleção Cubana) e os novos cursos de qualificação para os professores, teremos um grande crescimento dos nossos técnicos e atletas”.
A próxima disputa nacional será nos dias 27 e 28 de maio no Centro Pan-Americano de Judô, na cidade de Lauro de Freitas.
Veja em nossa galeria de fotos os melhores momentos do evento.