O Treinamento de Veteranos realizado pela Federação Baiana de Judô (Febaju), no último sábado 13 de maio, no Centro Pan-Americano de Judô, recebeu a presença de alguns dos maiores Kodanshas e faixa pretas do nosso estado.
O evento que teve como objetivo promover a união e o intercâmbio entre eles, recebeu também a participação de atletas de outras categorias.
A veterana Hilda de Jesus, esteve presente no treinamento e comentou sobre a satisfação que tem, em praticar judô: “ Acompanho o judô desde 1998, quando matriculei meus dois filhos. Já viajei muito para competições com eles, há três anos resolvi ser atleta, devido a pedidos da minha neta e hoje só tenho o que agradecer”.
O Kodansha, Jorge Sobreira, que foi técnico da Seleção Brasileira por dois anos e tem 25 anos de trajetória no esporte, sugere que as equipes estejam cada vez mais unidas: “Precisamos trabalhar juntos, assim as conquistas chegam de maneira mais fácil e todos são beneficiados”, pontuou.
O professor, Fernando Soares, também kodasha, e que também tem seu nome muito respeitado dentro e fora do Shiai-Jô, lembrou a qualidade de atletas presentes no treinamento: “Aqui temos hoje grandes campeões, muitos premiados internacionalmente, essa experiência de troca é muito enriquecedora pro futuro do judô baiano”.
O faixa preta Nildo Ferreira, classificou a estrutura técnica atual para a pratica da arte marcial como excelente: “ Comecei com 13 anos e acompanhei as varias fases do judô. Acredito que o fortalecimento das escolas e dos atletas é o primeiro passo para continuar no caminho do crescimento.”
Marcelo França, faixa-preta e ex-integrante da gestão da Confederação Brasileira de Judô, se disse emocionado em rever tantos colegas talentosos: “ Eu estarei sempre aqui participando, esse momento é fundamental para o judô baiano, a federação está de parabéns com a iniciativa”.
O Treinamento de Veteranos, acontece todos os sábados no CPJ, em Lauro de Freitas.