As 40 horas de conteúdo teórico do Curso de Formação e Aperfeiçoamento Técnico para Exame de Faixa Preta, promovido pela Federação Baiana de Judô em parceria com a Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foram encerradas neste sábado, 29 de julho.
O balanço da organização considerou o curso um grande avanço para a formação dos Faixas Pretas do Estado da Bahia. Marcelo Ornelas, presidente da Febaju, agradeceu ao coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, Prof. Clarcson Plácido por acreditar no projeto e ao Prof. João Franco Lima, pelo empenho durante o planejamento e na realização das aulas.
A Comissão de Grau da Febaju, formada por Paulo Macêdo, Aloisio Short, Fernando Soares de Jesus, Ciro Carvalho Pinto, Jorge Sobreira e ao mais novo membro Antônio Acácio Guimaraes Simão, integraram a equipe do curso.
Até o momento já foram concluídos:
MÓDULO I – DIDÁTICA E PEDAGOGIA DO ESPORTE APLICADAS AO JUDÔ – 20 horas
MÓDULO II – ANATOMIA, FISIOLOGIA E BIOMECÂNICA APLICADAS AO JUDÔ – 20 horas.
A parte prática será realizada no MÓDULO III – CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO JUDÔ – 60 horas. Estudo da história, normas, técnicas e arbitragem do judô. Será realizado nos dias 26 de agosto, 9 e 23
de setembro, 7 e 21 de outubro e 18 de novembro, sábados, das 7h às 18h.
A Febaju vai ampliar o acesso ao curso e até 2018 e levará a capacitação para mais 4 cidades baianas.