A Federação Baiana de Judô encerrou a maratona de competições que compõem o calendário esportivo da instituição, neste fim de semana, 24 e 25 de novembro. Com mais de 400 atletas, a 7ª e última etapa ocorreu no Ginásio Municipal Aníbal Brito, na cidade de Jequié, com a presença de autoridades do esporte e da política.
Na cerimônia de abertura a Secretária titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olivia Santana, marcou presença, foi homenageada pelos serviços prestados em prol do judô baiano, e reforçou o apoio do Governo do Estado à Febaju, no próximo ano. O Prefeito em exercício, de Jequié , Hassan Lossef também prestigiou o evento, ele elogiou a iniciativa da Febaju e também confirmou o apoio para 2018. Para esta etapa, a Prefeitura Municipal de Jequié ofereceu apoio integral ao evento.
Na ocasião dois atletas da cidade e que fizeram a diferença nas competições nacionais, este ano, foram homenageados. Diego Santos (hexa campeão Brasileiro) e Luiz Henrique (Campeão Brasileiro Sub-13 anos), mostraram ao público como a dedicação ao esporte rende grandes conquistas.
Dentro dos tatames, o destaque ficou com a Associação Judô Ação, vencedora do Campeonato Baiano Absoluto. A Academia Ogawa conquistou a segunda colocação, a Academia Paulo Fraga a terceira e a Academia Gilton Andrade, a quarta.
O resultado geral do Campeonato Baiano por Equipes ficou com a Associação Judô Ação, em primeiro lugar e a Sespor Madre de Deus, na segunda colocação.
O resultado geral Circuito Baiano também foi favorável para a Associação Judô Ação, que garantiu o primeiro lugar, seguido da Sespor – Madre de Deus, Academia Ogawa, Academia Gnoney e da Associação Imbuira de Judô.
O líder da Academia Judô Ação, professor Alon Ferreira comentou as conquistas e revelou as metas para o próximo ano. “Desde o começo do ano, quando Diego retornou para Jequié firmamos o objetivo de melhorar nossa colocação no ranking, então pensamos cada etapa para que a preparação fosse especial.”
Arlon também revelou que as energias se renovaram com o título e já articula uma reunião com a diretoria do projeto para traçar os planos do próximo ano.
A Febaju também realizou o Festival da Criança, nesta última etapa. A garotada do judô baiano disputou em cada golpe a sua medalha e confirmou para os presentes a excelente preparação que estão recebendo. Com essa meninada, o futuro do esporte está garantido.
O presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, explicou a ida da 7ª etapa para Jequié. “A cidade que revela grandes nomes do nosso esporte, como é o caso de Diego e Luis, que conquistaram recentemente títulos brasileiros, também faz parte do projeto Tour do Circuito Baiano de Judô , que a Federação deverá iniciar no próximo ano”.
Para 2018, a Febaju já confirmou quatro cidades para sediar os certames. Jequié, Vitória da Ribeira do Pombal e Canavieiras, serão palco para o maior espetáculo de judô do nosso estado.
O Circuito Baiano de Judô já faz parte do calendário de eventos esportivos do estado e tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
CONFIRA ABAIXO O RESULTADO COMPLETO:
Campeonato Baiano Absoluto
Associação Judo Ação
Academia Ogawa
Academia Judô Paulo Fraga
Gilton Andrade
Campeonato Baiano por Equipes
Associação Judô Ação
Sespor – Madre de Deus
Classes do Circuito Baiano
Sub 13
Academia Gnoney
Associação Imbuirá de Judô
Associação GF Judô
Sub 15
Associação Judô Ação
Sespor – Madre de Deus
Associação Nissei de Judô
Sub 18
Associação Judô Ação
Sespor – Madre de Deus
Academia Ogawa
Sub 21
Associação Judô Ação
Sespor – Madre de Deus
Academia Ogawa
Sênior
Associação Judô Ação
Sespor – Madre de Deus
Academia Ogawa
Veteranos
Associação Judô Ação
Academia Ogawa
Academia Gnoney
Geral Circuito Baiano
Associação Judô Ação
Sespor – Madre de Deus
Academia Ogawa
Academia Gnoney
Associação Imbuira de Judô