Foto: Reginaldo Ipê |
Na manhã desta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Salvador homenageou, no Plenário Cosme de Farias, o segmento das artes marciais e o mestre de Karatê baiano, Ivo Rangel, falecido no ano de 2014. A sessão especial, requerida e presidida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), foi marcada pelo encontro de diferentes artes marciais. Representantes do Karatê, Judô, Jiu-Jítsu e Muay Thai se reuniram para comemorar a difusão filosófica e cultural das lutas.
Autora do requerimento que possibilitou a homenagem, a vereadora Aladilce Souza, ressaltou o papel social das artes marciais. “Infelizmente, vivemos em meio à criminalidade, mas as artes marciais são eficientes em resgatar e formar o caráter da juventude. Por meio da filosofia das artes marciais, os jovens desenvolvem maior disciplina, trilhando um caminho de bem”, comentou.
A homenagem foi comemorada pelos representantes das artes marciais presentes principalmente pelo karateca Carlos Eugênio Rangel, presidente da Federação Baiana de Karatê (FBK), que comemorou o reconhecimento da Câmara ao professor Ivo Rangel. “Sou discípulo do mestre Rangel e aprendi muito com ele. Tinha qualidade em ensinar não apenas o físico, mas também o filosófico. Com elegância e enorme vigor, traduziu a essência e os valores da nobre arte”, relembrou.
O momento foi de celebração, reconhecimento e de cobranças. O segmento esportivo ainda sente a precariedade de apoio e políticas que favoreçam o esporte. “Falar de arte marcial é falar de educação, cultura e respeito. É algo fundamental, principalmente nas escolas. Com apoio do governo isso só irá somar para a sociedade”, considerou Marcelo Ornelas, presidente da Federação Baiana de Judô.
O sensei Ricardo Carvalho, presidente da Federação Baiana de Jiu-Jítsu, pediu mais ações relacionadas aos esportes de luta. “A arte marcial é o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. Com mais recursos para difusão do esporte todo mundo ganha, principalmente a juventude”, explicou.
A atividade foi finalizada com uma apresentação de Karatê dos alunos da Escola Parque.
Foto: Reginaldo Ipê |
Fonte: Câmara Municipal de Salvador