Aproveitando o público presente para a Assembleia de Prestação de Contas, a Federação Baiana de Judô (Febaju) promoveu, na manhã deste sábado (24/2), o Credenciamento Técnico de 2018. Na ocasião, mais de 200 senseis se inscreveram para atuar como técnicos ou árbitros nas competições de judô do Estado. Compondo a programação, os inscritos assistiram a uma palestra sobre as novas regras de arbitragem estabelecidas pela Federação Internacional de Judô (FIJ).
“A nossa prioridade é assegurar a qualidade e a isenção nas competições e garantir a segurança dos atletas. Por isso, nos preocupamos em oferecer, todos os anos, no ato do credenciamento técnico de treinadores e avaliadores, uma palestra de atualização das regras de arbitragem da FIJ [Federação Internacional de Judô]. Os inscritos já aguardam por esse momento e nós ficamos satisfeitos com essa conscientização”, destacou o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.
Este ano, o evento de credenciamento foi oficialmente aberto pelo presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Sílvio Acácio Borges, que, na ocasião, foi homenageado pela Febaju com uma placa de congratulações. Já a palestra de atualização das regras de arbitragem foi ministrada pelo professor e árbitro baiano Angel Peleteiro, que recentemente passou por capacitação na FIJ.
A última edição das regras de competição das artes marciais, publicada pela FIJ em novembro passado, passou a valer desde o último dia 1° de janeiro. As novas normas, que deverão ser aplicadas em todos os campeonatos de 2018, alteram alguns critérios de contagem de pontos e, também, a prorrogação. A lista completa de mudanças pode ser conferida no site da Federação Internacional.