Centro Pan-Americano de Judô (CPJ) Foto: Lara Monsores (CBJ) |
Durante discurso em cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Sub-23, que aconteceu neste final de semana, no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, o Presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley, afirmou que todos os Campeonatos brasileiros serão disputados no CPJ, a partir de 2016. “Todos os Campeonatos Brasileiros serão realizados aqui no Centro Pan-Americano de Judô, a nossa casa, um espaço construído a partir da nossa motivação, mas com apoio imprescindível do governo federal, do governo da Bahia e dos nossos patrocinadores também”, declarou.
O Centro Pan-Americano possui infraestrutura moderna é o maior centro de treinamento das Américas e um dos maiores do mundo. Localizado na Praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, o CPJ conta com o que há de mais moderno para a prática do judô: ginásio climatizado para treinamentos e competições, alojamento para até 72 atletas, auditório para 200 pessoas, academia, restaurante, piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva, salas de apoio e arquibancada para 1.900 lugares.
“Serão oito eventos nacionais em 2016, então, nossos atletas terão menos custos com passagens e hospedagem, o que facilita a participação dos atletas baianos e claro pela questão do nível técnico. Além do acesso a todos os eventos da Bahia, teremos diversos treinamentos de campo com a Seleção Brasileira, que serão todos no Centro Pan-Americano.Isso propicia ao atleta baiano maior facilidade de acesso a um treinamento de alto nível, a eventos de alto nível e sem custos com passagem e hospedagem”, declarou o presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas.
Foto: Lara Monsores |
O Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Álvaro Gomes, comemora a novidade e acredita que isso pode trazer muitos benefícios para o estado e para os atletas baianos. “Centro Pan-Americano de judô é um dos mais importantes do Brasil e a partir desse equipamento nós já estamos observando um grande crescimento da pratica da modalidade no estado da Bahia. Para se ter uma ideia desse crescimento, no ‘Faz Atleta’ nós tivemos aproximadamente 1.500.000 investidos, sendo que a maior parte foi para a modalidade do judô”, informou o secretário. “É uma das nossas prioridades, fazer com que o esporte seja realmente uma ferramenta de importante inclusão social. E o Judô é uma das mais importantes modalidades e iremos estimular da melhor forma possível. Vamos buscar para que o Judô seja efetivamente uma pratica bastante difundida e que cada vez mais a gente possa ampliar a pratica do esporte, inclusive, para que futuramente a gente possa ter atletas disputando mundiais e nas olimpíadas de 2020”, completou.
O Judô é a modalidade esportiva que sempre conquista medalhas nas olimpíadas, e o presidente da CBJ também comentou sobre o assunto. “Hoje, o judô é tido como carro chefe das Olimpíadas. Mas, isso é por conta do trabalho desenvolvido pela Confederação, pelas Federações, clubes e academias numa rede integrada, com incentivo e fomento da CBJ, do governo federal através do Ministério do Esporte, das secretarias municipais estaduais de esporte”, declara Paulo Wanderlei.
Foto: Lara Monsores |
A Cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Sub-23 foi finalizada com uma homenagem elaborada pela Federação Baiana de Judô (Febaju), para o Presidente da CBJ, Paulo Wanderley e o Vice-Presidente, Marcelo França. Ambos receberam das mãos do Presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, uma placa comemorativa.