Lauro de Freitas sediará o campeonato brasileiro Sub-23 de Judô nos dias 21 a 23 de agosto. O evento que acontece no Centro Pan- Americano de Judô, contará com a participação de 275 atletas dos 26 estados brasileiros. “Essa é a chance que o baiano tem para ter acesso a um evento nacional de judô”, ressalta o Presidente da Federação Baiana de Judô (Febaju), Marcelo Ornelas.
A Bahia será representada por 16 atletas com grandes chances de medalha. “Temos muitos medalhistas em brasileiros que irão participar desse evento, e por ser em casa, amplia a oportunidade dos atletas de conquistarem melhores resultados, por estarem mais próximos da família”, afirma Ornelas.
Dentre os judocas baianos a equipe do Esporte Clube Vitória merece destaque, por ter três atletas com grandes chances de subir ao pódio da competição. Mayara Oliveira (52kg), Luis Henrique (-90kg) e Paulo Fernando (até 66kg). “Eles estão bem preparados, passamos o ano focando nessa competição, treinando todos os dias, não teve carnaval nem feriado. Nosso foco é o brasileiro, o baiano é um treino pra gente”, garante o técnico Maicon França.
MayaraOliveira Foto – Guto Amorim |
Mayara compete na categoria meio leve (-52kg) e tem uma bagagem capaz de deixar qualquer judoca confiante. “Ela já participou de treinamentos com a seleção brasileira, foi nossa representante no desafio Brasil X Itália, é medalhista do brasileiro, então, é uma grande aposta”, garante Ornelas.
Paulo Fernando Foto: Arquivo pessoal |
Assim como Mayara, Paulo Fernando acumula medalhas, porém, a dourada ainda é o seu maior objetivo. “A medalha de ouro está engasgada. Eu quero estar no lugar mais alto do pódio”, afirma o atleta que volta a encontrar o seu algoz, Ricardo Santos, nessa competição. Entretanto, quem pode enfrentar grandes dificuldades mesmo é Luis Henrique. “Minha categoria, peso médio, é a mais equilibrada. Tem cinco atletas da seleção Brasileira”, afirma o judoca, que não se deixa abater e garante estar preparado. “Ele está focado e vem treinando muito para esse momento”, apóia o técnico.
O evento começa na sexta-feira, 21, com credenciamento técnico – onde as inscrições de cada atleta serão confirmadas – o sorteio das chaves de disputas e a clínica de arbitragem. No sábado, os primeiros judocas vão ao tatame do moderno ginásio do CPJ a partir das 9h30 (Brasília) em busca dos pódios nas categorias super-ligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio e médio. No domingo, último dia de disputas, será a vez dos atletas das categorias meio-pesado e pesado.
Após a competição, parte dos atletas permanecerá na cidade para participar do Treinamento de Campo, também no CPJ, entre os dias 24 e 27 de agosto.