No último final de semana (23 e 24 de março), na Escola Criativa, em Feira de Santana, aconteceu o 1° Festival de Judô Nintai, que abrigou curso de arbitragem e fez com que seus dezoito participantes realizassem prova prática.
No sábado pela manhã houve apresentação da parte teórica em sala de aula e parte prática no dojô montado na quadra do Colégio, à tarde.
A qualificação foi aberta para todas as graduações de atletas, professores e lutadores, porém os faixas preta aprovados ainda terão que fazer um estágio nas competições da Febaju para completar a carga horária exigia pela CBJ e se tornarem árbitros estaduais. Os faixas marrom foram graduados como Árbitro Júnior e também farão o seu estágio nas competições oficiais.
Promovido pela Associação Nintai de Judô, com o apoio da Febaju, o curso teve como palestrante o árbitro FIJ “A” Angel Peleteiro, auxiliado pelo também FIJ “A” Aloísio Short. Peleteiro destacou a importância da atividade para todos os participantes.
“Estas ações são necessárias para todos os judocas, independente da graduação, se é um aluno, se é um professor, ou até mesmo se é um árbitro, pois todos têm que saber a regra do esporte que pratica. Fiquei muito feliz, pois observei que alguns participantes tem desenvoltura para a arbitragem e, se seguirem a carreira, serão bons árbitros”.
Esta é uma das ações da diretoria de arbitragem da Febaju, que pretende implementar estes cursos em todo o estado.
Aprovados para fazer o estágio de arbitro:
FAIXA PRETA
Angel Júnior
Carlos Santos
David Torres
Emile Lima
Ênio Lima
Eva Lima
Hélio Gonçalves
Igor Gomes
FAIXA MARROM
Cleio Teles Santos
Agradecimentos ao sensei Murinaldo, da Associação Nintai que, como sempre, recepcionou a todos com sua equipe com carinho e organização.